A finalidade é reforçar a identidade e o senso de pertencimento dos moradores da Vila de Curuaí, região do Lago Grande. Com esse propósito, segue em execução o projeto do letreiro “Eu Amo Curuai”, parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Câmara de Santarém, Agência Distrital de Curuai e iniciativa privada.
Segundo o titular da Seminfra Sérgio Melo, “desde que o prefeito Zé Maria assumiu, temos grandes compromissos a cumprir também nas áreas distritais, a exemplo de Curuai. Seguimos os serviços, entre o letreiro, desde a caixaria com ferragem a concretagem. Temos 12 servidores empenhados nos trabalhos. Foram feitas 05 sapatas com estacas de 1, 70 cm de profundidade, e uma viga de amarração de 7 metros de comprimento. Nela foi anexado o letreiro 'Eu Amo Curuai'”, explicou.
Segundo o agente Distrital de Curuai Jota Sousa, “a ideia principal do letreiro é o registro de momentos em fotos e vídeos de quem está ou passa por Curuai. Recebemos muitos turistas por aqui, principalmente neste mês agosto, quando ocorre a Festividade de Nossa Senhora de Nazaré. O letreiro vai somar a paisagem natural. O sentimento é de gratidão, pelo empenho dos envolvidos, desde o diálogo da vereadora Alba Leal junto ao nosso prefeito Zé Maria Tapajós e o empenho da equipe da Seminfra. Já é sucesso e vai reforçar o sentimento de pertencimento, do orgulho, de fazer parte deste lugar, de características únicas, da história e cultura", disse.
Após a conclusão da edificação do letreiro, virá a etapa final, a parte artística. “A pintura será feita pelo artista plástica da Vila Ronildo Pena, deve contemplar as cores da bandeira da Vila Curuaí ( verde e branco), incluirá a cor vermelha. Haverá a simbologia indígena, [Oca], a morada nativa do índio. Essa simbologia remete a origem do nome do local, e os primeiros habitantes os índios da etnia Curuai”, ainda informou, o agente distrital.
A previsão é que o letreiro seja inaugurado no próximo dia 08 de agosto (sexta-feira), véspera do início das festividades da padroeira da Vila Curuai.