3. Infraestrutura
  4. Prefeito Nélio Aguiar anuncia duplicação de trecho Santarém-Cuiabá
Prefeito Nélio Aguiar anuncia duplicação de trecho Santarém-Cuiabá Autor: Agência Santarém

Prefeito Nélio Aguiar anuncia duplicação de trecho Santarém-Cuiabá

Alailson Muniz
Mais mobilidade e urbanização

Dando continuidade ao maior projeto de mobilidade urbana da história do município de Santarém, o prefeito Nélio Aguiar anunciou neste sábado, 22, a duplicação do trecho municipal da avenida Santarém-Cuiabá (BR-163), que segue do Viaduto até a Av. Tancredo Neves, no bairro Nova República. A obra será executada em parceria com o Governo do estado do Pará e, também, receberá recursos indicados por emendas parlamentares.

“Notícia boa e em primeira mão pra vocês. Vamos abrir a licitação, no próximo dia 23 de maio, para duplicação da Avenida Cuiabá, no perímetro do viaduto até a Av. Tancredo Neves, mais uma obra com a marca da nossa gestão com ciclofaixa, meio-fio, calçamento, recuo para parada de ônibus e mais duas rotatórias. Essa importante obra de mobilidade urbana conta com a parceira do Governador, Helder, Deputados Federais, Henderson Pinto e Júnior Ferrari, por meio de emendas parlamentares, juntamente com a contrapartida do município”, anunciou o prefeito Nélio Aguiar.

Santarém-Cuiabá é porta de entrada e tem importância histórica paa a cidade: desenvolvimento

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), já iniciou o processo de licitação, tipo menor preço, para a contratação de empresa apta à execução da obra. A abertura acontece no próximo dia 23 de maio. O valor total estimado dos serviços, conforme planilha orçamentária é de R$ 17.955.978,96.

Aqui você tem acesso ao edital

Além da pavimentação asfáltica, a obra de compreende drenagem, calçadas e sarjetas, ciclofaixa, baias de paradas de ônibus e sinalização horizontal e vertical. O trecho vai receber duas rotatórias, que serão instaladas na Tancredo Neves e outra na Olavo Bilac.

“Uma obra completa que dá continuidade ao maior projeto de mobilidade urbana que Santarém já recebeu”, disse Daniel Simões, titular da Seminfra.

A obra, aguardada há muito tempo pelos moradores, promete trazer benefícios significativos para a cidade. A duplicação da rodovia trará não só melhorias para o tráfego de veículos, mas, também, estimulará a urbanização ordenada dos bairros cortados pela via, o que poderá trazer mais qualidade de vida para os moradores locais.

A BR-163 tem uma importância econômica e histórica para a cidade. A rodovia é responsável pelo transporte de mercadorias, conectando a região com outras importantes cidades do país. A duplicação do trecho trará um aumento na capacidade de escoamento da produção local e também melhorias para o turismo, com um acesso mais fácil e seguro às atrações da região.

Segundo o prefeito Nélio Aguiar, a obra é um passo importante para o desenvolvimento da região e um investimento que trará retorno a longo prazo. Com a duplicação, a expectativa é de que haja uma redução significativa nos congestionamentos e uma maior segurança para os usuários da rodovia.

“A duplicação da BR-163 é uma grande conquista para a cidade e para a região como um todo, trazendo benefícios para a economia, turismo e qualidade de vida dos moradores. A obra representa um marco na história da região e um importante investimento para o futuro”, finalizou Nélio Aguiar.

Grandes Obras

A duplicação do trecho da BR-163 se junta a outras grandes obras da gestão muncipal do prefeito Nélio Aguiar que estão transformando Santarém. A nova orla já é uma realidade que protege nossa Pérola e trouxe ordenamento fluvial. A Avenida Elias Pinto é outra obra grandiosa que estimula o turismo e colocou fim ao monopólio de saída da cidade que era exercido pela rodovia Fernando Guilhon. Os anéis viários levaram mais mobilidade e urbanização a dezenas de bairros de periféricos e qualidade de vida para milhares de moradores.