3. Infraestrutura
  4. Com máquinas na pista, prefeito assina OS para prolongamento da Av. Dom Frederico
Com máquinas na pista, prefeito assina OS para prolongamento da Av. Dom Frederico Autor: Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
Milhares de moradores de vários bairros serão beneficiados

O prefeito Nélio Aguiar assinou no fim da tarde desta terça-feira, 25,  a ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos do prolongamento da pavimentação asfáltica da Avenida Dom Frederico Costa, uma das principais vias da zona leste de Santarém. Milhares de moradores dos bairros Urumari, Jutai, Pérola do Maicá, Vigia, Maicá e Jaderlândia serão beneficiados.

A assinatura contou com a presença de secretários municipais, como o engenheiro Daniel Simões, secretário de Infraestrutura, Emir Aguiar secretário de administração e governo, Ezequiel Aquino, secretário de Juventude, Esporte e Lazer, além do Chefe de Gabinete Alberto Portela. Representando o poder legislativo municipal, o presidente da Câmara Municipal, Ronan Liberal Jr (MDB) e o vereador Andreo Raseira (MDB) também acompanharam a cerimônia.

A Pavimentação asfáltica da Av. Dom Frederico Costa compreende o perímetro da Rua Maringá, no bairro Jutaí, e se estende até a Rua C, localizada no bairro Jaderlândia. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Engenheiro Daniel Simões, a obra é complexa e exigiu bastante dedicação por parte de todo corpo de engenheiros e engenheira da Seminfra.

"É uma obra muito linda e de certa forma gratificante, poder saber que nossa equipe técnica se empenhou em planejar e, agora, está executando o prolongamento da Dom Frederico. Agora, é Claro, vamos ter desafios pela frente. No entanto, estamos unidos para contornar todos eles para que em breve possamos estar inaugurando essa avenida que vai melhorar a vida de centenas de milhares de pessoas”, Frisou Simões.

Acompanhado da Primeira-dama do município, Celsa Brito, o chefe do poder executivo santareno, falou a Importância da obra e os avanços que ela trará à sociedade.

"Estamos muito felizes de estar aqui hoje, assinando essa ordem de serviço. Imagine só essa avenida daqui há alguns meses, tudo asfaltado, desafogando o trânsito na Rodovia da Curuá-Una. Os moradores vão poder trafegar diretamente pela Dom Frederico Costa, economizando tempo e dinheiro. Vai ser uma via estruturada e de grande valia. Não foi fácil chegarmos até aqui. A batalha foi grande para conseguirmos recursos para continuar o que havíamos começado lá atrás, porém, a certeza que temos é de que a população santarena, em especial daqui desses bairros, terão melhores condições de trafegabilidade e mais qualidade de vida", disse Nélio Aguiar.

No Total, a obra vai passar por 5 bairros da cidade (Jutai, Urumari, Maicá, Pérola do Maicá, Jaderlândia) e terá uma extensão de 2.856 metros. Um investimento de R$ 13.399.502,46,  fruto de uma parceria com o Governo do estado do Pará e do deputado estadual Hilton Aguiar(Avante).

Uma empresa terceirizada foi habilitada para a execução da obra, trata-se da Construtora Norte do Tapajós LTDA, vencedora de um processo licitatório realizado neste ano.

Durante os trabalhos, serão realizados os serviços de drenagem profunda, terraplenagem, pavimentação asfáltica, meio fio, calçada com piso tátil, sinalização horizontal e vertical.

A expectativa é de que a obra seja entregue em um prazo de até 6 meses.