3. Infraestrutura
  4. Prefeito assina Ordem de Serviço para a construção do Anel Viário no bairro Jaderlândia
Prefeito assina Ordem de Serviço para a construção do Anel Viário no bairro Jaderlândia Autor: Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
A obra terá 3.257 quilômetros de extensão, e contemplará principais vias no bairro Jaderlândia

A cerimônia aconteceu na manhã da última quinta-feira (29/09), na quadra coberta da escola municipal Maria da Conceição Figueira. Além de autoridades dos poderes administrativo e legislativo de Santarém, a cerimônia contou ainda com um expressivo público de moradores do Jaderlândia.

O anel viário contemplará 3 grandes vias do Bairro, sendo elas:

VIA

PERIMETRO

Rua A

Entre a rodovia Santarém Curuá Una e travessa sete

Travessa Sete

Entre rua A e a rua C

Rua C

Entre a rodovia Santarém Curuá Una e travessa sete

Para muitos moradores, o asfalto no Jaderlândia é sinônimo de compromisso e de dignidade, pois mesmo com os serviços da operação verão que o bairro recebeu, a poeira ainda era algo que os incomodava, e que agora com o asfalto, tal problema será sanado. Railton da Silva Lajes é morador do Jaderlândia e foi um dos moradores que se encheram de felicidade após ver o mapa das ruas que seriam asfaltadas.

“É um sentimento de felicidade, porque já era algo muito esperado esse asfalto aqui no nosso bairro, e esse ano nós fomos contemplados, então é uma felicidade pra todos os moradores e vai ajudar a todas as famílias que sempre pediram esse asfalto, nós só temos a agradecer ao prefeito Nélio que tem olhado com carinho para o bairro e sempre que pode estar atendendo as nossas necessidades junto as secretarias municipais,” afirmou o morador.

Na quadra da escola, local onde ocorreu a assinatura da Ordem de Serviço, o chefe do poder executivo de Santarém salientou sobre os investimentos na área da educação, frisando os mais de 86 milhões de obras na área educacional, sendo uma delas a própria quadra coberta da escola municipal do Bairro Jaderlândia

“Pelo compromisso que nós temos com vocês, a anos atrás quando eu nem era prefeito ainda, eu sempre me perguntava o porquê que tem asfalto nas ruas do centro e nos bairros mais afastados não tem? E isso me incomodou bastante, e quando fui eleito o meu maior compromisso além da educação, esporte, lazer, saúde e outros pilares, meu compromisso também seria com a infraestrutura de toda cidade. Em toda história do Jaderlândia somos a primeira gestão que olhamos com carinho,” disse o Prefeito.

Nélio Aguiar destacou ainda que naquele ato as máquinas já estavam no bairro Jaderlândia para iniciar os serviços.

“E digo mais, as máquinas já estão aqui, já começaram os trabalhos, porque isso aqui que estamos assinando se chama ordem de serviço, ninguém veio aqui prometer não, viemos para cumprir com o nosso compromisso com todos os moradores do bairro Jaderlândia. E tem muito mais vindo pela frente,” pontuou Nélio.

O Anel viário do Bairro contará com os serviços de drenagem profunda em alguns trechos e superficiais em outros, terraplenagem visando a compactação e o tratamento do solo, pavimentação asfáltica conforme as noras estabelecidas pelos códigos reguladores, meio fio, calçada e piso tátil para dar condições a todo e qualquer pedestre de trafegar com segurança pela área, e contará também com toda sinalização horizontal e vertical, com a intenção de qualquer condutor e até mesmo pedestres possam saber utilizar a via em total segurança.

De acordo com o secretário municipal de infraestrutura, Engenheiro Daniel Simões, a obra foi planejada para melhorar o tráfego no local, mais que é preciso do apoio da população no sentido da prudência enquanto houver obras no local.

“É uma obra grande, na qual iremos focar e trabalhar intensamente, para que logo, possamos entregar esse anel viário para a população. São mais de três quilômetros de asfalto que serão colocados, seguindo todos os protocolos da engenharia, então é importante que a população também possa colaborar com nosso trabalho, porque estamos fazendo isso para os próprios moradores, por isso pedimos a compreensão que no início será difícil, até por conta dos maquinários; Mais que em seguida, as ruas ficarão perfeitas para todos nós que vamos utilizar essa via,” destacou Simões.

Orçada em R$ 5.213.708,44 (cinco milhões, duzentos e treze mil, setecentos e oito reais e quarenta e quatro centavos) a obra já começou a ser feita, ficando a cargo da empresa AGR BOTELHO ENGENHARIA LTDA EPP, contratada por meio da Seminfra seguindo os processos licitatórios. A previsão, é que o Anel viário do Jaderlândia, seja entregue em até 6 meses.

Todos os Anexos: