3. Infraestrutura
  4. Recuperação asfáltica aplica 2 mil toneladas de asfalto em bairros da cidade
Recuperação asfáltica aplica 2 mil toneladas de asfalto em bairros da cidade Autor: Agência Santarém

Recuperação asfáltica aplica 2 mil toneladas de asfalto em bairros da cidade

Paulo Ricardo Soares
Quantitativo é referente as primeiras semanas de agosto

Os serviços de recuperação asfáltica continuam avançando por toda Santarém com o propósito de melhorar a trafegabilidade no trânsito. Coordenados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Infraestrutura) os trabalhos já passaram por diversos bairros e estão sendo intensificados na Interventoria, Santarenzinho, Uruará, Santa Clara e Diamantino. Duas mil toneladas de asfalto já foram aplicados na operação somente nas primeiras semanas de agosto.

São cinco frentes de trabalhos e equipes formadas por mais de 50 servidores divididos pelos pontos mais críticos. A manutenção consiste em uma série de etapas, como explica o titular da Seminfra, Daniel Simões.

"Não é simplesmente chegar no local, jogar o asfalto e ir para outro ponto, se fosse assim já teríamos feito a manutenção em toda a cidade. Isso envolve um trabalho antes. O buraco, dependendo de como foi aberto, exige um trabalho minucioso. Muitas vezes a área tem que ser aberta, porque o buraco foi resultado do rompimento de um tubo de drenagem antigo, por exemplo, e nesse caso temos que recuperar esse tubo também, parece algo simples, mas não é, envolve muito cuidado para que seja feito um bom trabalho”, frisou o gestor da Infraestrutura.

Equipes realizam manutenção asfáltica e demais trabalhos

Para os próximos dias, as equipes serão reforçadas para ampliar a capacidade de manutenção.

"Nosso compromisso é com a mobilidade de todos que utilizam as vias da cidade, sabemos que durante o período do inverno amazônico a chuva e a intensa movimentação de veículos em alguns pontos fez com que diversos buracos se abrissem, e nós montamos essa operação justamente para isso, para recuperar as vias a fim de não causar prejuízos e danos maiores aos condutores de veículos. Estamos trabalhando diariamente e até aos fins de semana para tapar esses buraco”, afirma o prefeito Nélio Aguiar.

Além dos bairros mais afastados do centro da cidade, o centro comercial também receberá as equipes que atuarão na recuperação asfáltica e nas tubulações subterrâneas.