A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), segue com as obras de revitalização na Praça Fortaleza do Tapajós. O espaço, que manterá as características originais, está passando por uma grande remodelação, a fim de proporcionar mais conforto e acessibilidade para a população.
A praça é um dos principais cartões postais de Santarém e um dos espaços públicos de lazer mais frequentados pela população, com vista para um dos lugares turísticos mais lindos de Santarém: o encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós. Com a revitalização, o local vai passar a agregar mais valor, proporcionando melhor experiência para quem a utiliza.
O avanço dos serviços já atinge 70% de execução. A obra consiste na recuperação total, com substituição da cobertura do mirante, reforma geral dos boxes e dos banheiros, manutenção do guarda corpo, bancos e calçamento, implantação de lixeiras e gramas, modernização da iluminação em LED, pintura e outras inovações no espaço.
“Estamos muito felizes em revitalizar esse espaço público importante e simbólico para o nosso município. Os serviços estão bem avançados e em breve estaremos devolvendo à população um espaço totalmente renovado, que será um ponto de encontro, lazer e diversão para todas as idades”, afirmou o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.
Com a conclusão das obras, a Praça Fortaleza do Tapajós se consolidará como um ambiente revitalizado, seguro e acolhedor, reforçando sua relevância tanto para o cotidiano dos moradores quanto para a identidade cultural do município.
Ao todo 23 praças serão totalmente revitalizadas, sendo: Complexo Arquitetônico N. Sra. da Conceição (Matriz); Praça 7 de Setembro; Praça 31 de Março (3 poderes); Praça Barão de Santarém; Praça do Çairodramo; Praça Cristo Libertador; Praça da Cohab; Praça da Juventude (skate); Praça da Liberdade; Praça da Nova República; Praça da Vera Paz; Praça de N. Sra. de Lourdes; Praça do Centenário; Praça do D.E.R; Praça do Mararu; Praça do Pescador; Praça do Seringal; Praça do Urumari; Praça Maria Antonieta (Júlia Passarinho); Praça Menino Jesus; Praça Mimi Paixão e Praça do Santarenzinho.
As obras de revitalização já estão em andamento também na Praça 7 de Setembro no Distrito de Alter do Chão, e outras serão iniciadas em breve. A Secretaria definiu um cronograma de atuação de serviços de acordo com a necessidade e prioridade de cada local.