3. Infraestrutura
  4. Em 12h, Santarém recebeu 91 mm de chuvas. Prefeitura realiza ações integradas para amenizar os impactos
Em 12h, Santarém recebeu 91 mm de chuvas. Prefeitura realiza ações integradas para amenizar os impactos Autor: Ag. Santarém

Alailson Muniz
Município recebeu hoje o maior volume de chuva do ano

Em apenas 12h, Santarém recebeu um volume de 91mm de forte chuva, o maior do ano em um único dia e mais que o dobro do volume previsto que era de 41mm. A Prefeitura realiza ações integradas entre suas Secretarias para amenizar os impactos causados. A Defesa Civil atendeu hoje a mais de 30 ocorrências em 15 bairros.

A chuva forte durante todo o dia prejudicou o envio de máquinas para os pontos afetados e a realização de outros serviços, mas na manhã desta quarta-feira, 22, o prefeito Nélio Aguiar estará coordenando uma força tarefa, composta por várias Secretarias Municipais, que vai visitar alguns pontos afetados pelas enxurradas.

Além do volume e da força da água, o lixo e entulhos jogados nas ruas, e as construções irregulares em áreas de risco estão entre os principais motivos que favorecem os alagamentos.

Santarém tem recebido nos últimos seis anos o maior volume de investimento em infraestrutura, o que envolve trafegabilidade, drenagem e rede de esgoto, dezenas de pontos de alagamentos que antes eram crônicos foram solucionadas e hoje não alagam mais no período chuvoso. No entanto, a força da natureza tem sido gigante e se esses investimentos não tivessem sido realizados os impactos seriam maiores.

Defesa Civil Municipal visitou pontos impactados pelas enxurradas em mais de dez bairros da cidade: famílias atendidas

“As construções em áreas de risco tem sido freqüentes, mesmo com avisos e notificações da Defesa Civil. O solo arenoso e o desmatamento sem planejamento em algumas regiões são outros fatores que potencializam o poder da enxurrada, juntamente com o lixo e entulhos que são jogados nas ruas e entopem os sistemas de drenagem dessas vias”, explica Darlisson Maia, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Vários semáforos danificados pela chuva e quedas de energia receberam os reparos das equipes de plantão nesta terça-feira, 21

Equipes da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) passaram a tarde desta terça-feira, realizando os serviços de manutenção dos semáforos que foram danificados pelo temporal e pelas quedas de energia elétrica.

O prefeito Nélio determinou que nesta quarta-feira, 22, pela manhã, as máquinas e as equipes de Infraestrutura e Serviços Urbanos estejam nas ruas para atuarem nos pontos impactados.

“Vamos colocar as máquinas nas ruas, visitar alguns pontos atingidos e trabalhar para reverter o mais rápido possível os estragos ocasionados por esta forte chuva. Estaremos tomando todas as providências necessárias. A cada ano que passa, o inverno amazônico mostra que está com mais força e devemos ficar atentos as ações que ajudam a conter os impactos”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

As frentes frias atingiram várias regiões e se movimentam por todo o país, causando enxurradas, alagamentos e desmoronamentos de encostas.

Em caso de emergência ligue: Defesa Civil (93) 99210 – 7898