3. Infraestrutura
  4. Avenida Diamantino, no Santo André, começa a receber rede de drenagem
Avenida Diamantino, no Santo André, começa a receber rede de drenagem Autor: Divulgação Seminfra

Avenida Diamantino, no Santo André, começa a receber rede de drenagem

Paulo Ricardo Soares
Estrutura terá mais de 150 metros de drenagem; sua instalação antecede a pavimentação asfáltica.

Moradores da Avenida Diamantino, no perímetro da Travessa Bom Jardim até a Rua Monte alegre, estão acompanhando de perto a execução da implantação do sistema de drenagem, que está sendo construído no local. A obra está sendo feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

"Os moradores nos convidaram para ver de perto a situação da via em época de chuva, e, realmente, aqui precisava de um sistema de drenagem profunda eficaz, que pudesse drenar toda a água que descia da Rua Monte Alegre e da Travessa Bom Jardim, e destinar essa água para um lugar que não causasse risco nem frustação à população. Como nós estávamos no processo de planejamento para a conclusão do asfalto, também, achamos pertinente incluir a drenagem aqui nesse trecho da Avenida Diamantino", informou o titular da pasta, Daniel Simões.

Para os moradores, a drenagem veio em boa hora, pois eles já estavam preocupados, devido à intensidade e volume das chuvas. O comerciante Francisco Coelho mora há mais de 30 anos na Avenida Diamantino e sempre viu seu estabelecimento ser invadido pela água da chuva, que não tinha por onde escoar. Hoje, com as obras avançando, a esperança do Senhor Francisco reascendeu.

"Olha, eu estou muito feliz, porque antes e essa turma de moradores aqui sofríamos demais com a água que invadia as casas, o comércio, molhava tudo, estragava minha mercadoria. Mas agora sim, agora vai ficar bom demais. Isso mostra que a Prefeitura aí não tá parada não, tá trabalhando, e isso eu tô vendo aqui todo dia nessa obra", disse o comerciante.

Ao todo, serão mais de 150 metros de drenagem profunda, que consiste na implantação de tubos (manilhas) de 800 mm, além da instalação de canaletas com grades e boca de lobo. A expectativa para o término da obra de assentamento da drenagem é em torno de duas semanas, caso as condições climáticas sejam favoráveis.

Após a instalação, começam a ser feitos os trabalhos preliminares de terraplanagem, compactação e implantação da malha asfáltica que será colocada na Av. Diamantino, no perímetro da Rua Edivaldo Leite até a Rua Monte Alegre.