3. Infraestrutura
  4. Parceria entre Prefeitura de Santarém e Governo do Estado dá início a pavimentação no prolongamento da Moaçara
Parceria entre Prefeitura de Santarém e Governo do Estado dá início a pavimentação no prolongamento da Moaçara Autor: Agência Santarém

Dayse Lima
A obra foi acompanhada pelo prefeito Nélio Aguiar. Outros pontos que estão recebendo obras de infraestutura também foram vistoriados.

Mais uma importante obra que vai melhorar a mobilidade urbana teve início em Santarém. A Avenida Moaçara, com Ordem de Serviço para a execução das obras de prolongamento assinada em 2020, começou a ser pavimentada. O asfalto vai cobrir 5.900 metros no trecho entre a BR-163 (Rod. Santarém-Cuiabá) e a PA-457 (Rod. Everaldo Martins), dando acesso direto à estrada Santarém – Alter do Chão. Esse e outros serviços foram acompanhados pelo prefeito Nélio Aguiar e o secretário de Infraestrutura Daniel Simões

A obra é uma das mais relevantes da história da cidade que vai otimizar e desafogar o fluxo do tráfego da Avenida Fernando Guilhon. São R$16.971.558,33 (dezesseis milhões, novecentos e setenta e um mil, quinhentos e cinquenta e oito reais e trinta e três centavos) de investimento proveniente do convênio entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado, sendo R$ 3.394.311,66 (três milhões, trezentos e noventa e quatro mil, trezentos e onze reais e sessenta e seis centavos) de contrapartida do governo municipal.

O titular da Seminfra, Daniel Simões, explicou sobre os processos de urbanização da obra que após o asfalto também vai receber meio-fio e calçamento.

“Em toda a extensão serão executados serviços de terraplenagem, drenagem superficial e profunda, pavimentação atendendo camadas de sub-base e base e revestimento em concreto betuminoso usinado a quente, implantação de passeio de pedestres, ciclovia, acostamentos, sinalização vertical e horizontal. Teremos ainda uma ponte em concreto sobre o igarapé do Irurá, na conhecida Toca da Raposa, que substituirá a ponte que atualmente é de madeira”, explicou Daniel.

Para o prefeito Nélio Aguiar esta é uma das maiores e mais importantes obras para Santarém. “Esta obra, que vai melhorar o tráfego e garantir mais mobilidade para a população santarena, está sendo possível graças a nossa parceria com o Governo do Estado. Nossa cidade vai ganhar uma via bonita e bem estruturada”, garantiu Nélio.

Obras de asfalto e drenagem em outros pontos da cidade

Em cumprimento a agenda, o gestor do executivo municipal junto ao secretário de Infraestrutura também vistoriaram outras obras, à exemplo, da pavimentação na Travessa Tupinambás, bairro Santíssimo, que está sendo asfaltada entre a Av. Ismael Araújo e a Travessa Tocantins.

Outro ponto inspecionado foi a Rua Cruzeiro do Norte, no bairro Santarenzinho. A via será a primeira do complexo de vias a ser pavimentada na grande área do Santarenzinho. Atualmente, as equipes de obras civis estão realizando limpeza para posterior implantação de um eficiente sistema de drenagem profunda que contará com a instalação de 2 vias de tubulação para sanar os transtornos causados pelas águas das chuvas.

“Temos o compromisso de executar obras de qualidade! Vamos realizar o maior programa de infraestrutura que a grande área do Santarenzinho já recebeu”, finalizou o prefeito.