1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Infraestrutura
  4. Conselho Municipal de Saneamento Básico reúne para definir trabalhos
Conselho Municipal de Saneamento Básico  reúne para definir trabalhos Autor: Alciane Ayres - jornalista da Seminfra

Conselho Municipal de Saneamento Básico reúne para definir trabalhos

Alciane Ayres
Publicado em - Atualizado
Entre outros pontos da pauta, a necessidade do CMSB acompanhar grandes obras públicas e evitar que sejam entregues com problemas.

O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Santarém (CMSB/STM) reuniu na manhã  desta quinta-feira, 15, para debater, entre outros assuntos, a criação do plano municipal de drenagem,  descarte irregular de lixo/entulhos, visita em  obras que seguem em andamento no município e direcionamento para a próxima reunião. O encontro ocorreu no auditório do Centro Municipal de Informação e Atendimento ao Meio Ambiente (CIAM).

O titular da pasta da Secretaria Infraestrutura (Seminfra)  e presidente do CMSB Sérgio Melo destacou que o diálogo foi proveitoso. “Foi levantado na reunião problemas no sistema de drenagem que na maioria das vezes ocorre pelo descarte de lixo incorreto e outros pontos do saneamento em geral. Falamos sobre as novas obras públicas e a necessidade do Conselho estar acompanhando e evitar que sejam entregues com problemas como de drenagem e coleta de resíduos. A reunião foi bastante produtiva e vamos seguir com os encaminhamentos e ajustando as demandas colocadas pelos membros, como as notificações de pedidos de esclarecimentos para fins de melhorar o serviço de saneamento no município”, detalhou. 

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Prainha (AMBP) Alexandre Alves sugeriu que: “Mesmo com o empenho do serviço da retirada de lixos, entulhos e sinalização no porto do D.E.R.  realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), há persistência no descarte incorreto desses resíduos neste local.  A sugestão é reforçar a fiscalização e autuar os que realizam esse ato, recebemos denúncias que esse descarte vem das embarcações  e  de carroceiros’, disse.

O representante do Conselho Comunitário do Bairro do Aeroporto Velho (CCBAV), José Ronaldo Marinho, reforçou quanto “a importância, a criação imediata de um plano de drenagem urbana por conta do crescimento populacional do município. E quando estiver definido os membros da nossa Comissão de Acompanhamento de Obras será fundamental para conferir os trabalhos, a exemplo do Residencial Moaçara, verificar as canalizações de água potável e da  coleta de esgoto”, explicou.  

Participaram ainda da reunião os membros do CMSB, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), União Comunitárias de Santarém (Unecos), Instituto Federal do Pará (IFPA/Stm),   Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Pará, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Santarém (Sinticencis), Associação de Moradores do Bairro da Nova República (AMOBNOR), Associação de Moradores do Bairro Cambuquira e Associação de Educação Sócio Ambiental do Tapajós/ Movimento Tapajós Vivo (MTV).

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.