3. Infraestrutura
  4. Pavimentação da Avenida Alvorada melhora a mobilidade e beneficia diretamente bairros da zona Leste de Santarém
Pavimentação da Avenida Alvorada melhora a mobilidade e beneficia diretamente bairros da zona Leste de Santarém Autor: Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
Prefeitura atende anseio antigo dos moradores do São José Operário, Diamantino e Cohab e entrega o tão sonhado asfalto.

A Prefeitura dá continuidade ao maior programa de pavimentação já implantado em Santarém. Nesta segunda-feira (03), a atual gestão, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), entregou 1.490 metros de malha asfáltica na Avenida Alvorada, uma importante via da zona Leste da cidade, que corta os bairros São José Operário e Diamantino. Além do asfalto, que compreende o perímetro da Avenida Turiano Meira até a Rua Jari, a via ganhou sistema completo de drenagem superficial e profunda, meio-fio, calçada, sarjeta, piso tátil e sinalização horizontal e vertical.

Avenida Alvorada recebeu 1,5 km de malha asfáltica.

"Depois de muitas promessas passadas já havíamos até perdido as esperanças, mais daí veio o prefeito Nélio, e não precisou prometer nada, porque veio aqui e fez o que todos nós sempre sonhamos, ter asfalto na porta de nossas casas", afirmou Elielza Duarte.

Elielza Duarte: "Prefeito Nélio concretizou antigo sonho dos moradores".

A obra iniciou no segundo semestre do ano de 2022 e foi executada pela empresa Avanço Construções e Comércio Eirelli, vencedora do processo licitatório coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

"Nós nos empenhamos ao máximo para terminar essa obra antes que o rigoroso inverno amazônico chegasse e graças a Deus e a todo nosso corpo de engenheiros e os demais funcionários, estamos entregando hoje esse trecho da Avenida Alvorada, que significa avanço e melhoria de vida não só para os moradores da via, mais também para todos utilizam o trânsito santareno, pois agora temos mais uma opção de rota", explicou o engenheiro civil Daniel Simões, titular da Seminfra.

A via, também, recebeu drenagem superficial e profunda, meio-fio, calçada, sarjeta, piso tátil e sinalização horizontal e vertical.

O prefeito Nélio Aguiar lembrou a difícil situação antes da chegada da pavimentação. "Todas as vezes que andávamos por aqui sempre víamos o sofrimento dessas pessoas, moradores da Avenida Alvorada. Era muito complicado aqui, principalmente, para quem tinha carro e às vezes até moto. Nós nos comprometemos em buscar recursos para asfaltar a via e aqui estamos, entregando mais essa obra que com certeza vai melhorar, não somente a mobilidade, a trafegabilidade, mas vai oferecer mais segurança e, também, novas oportunidades, injeção para a economia, com o surgimento de novos negócios", destacou o prefeito.

Prefeito Nélio Aguiar: "Pavimentação melhora não apenas a mobilidade, mas traz qualidade de vida aos moradores".

A pavimentação da Avenida Alvorada fez parte da 5ª etapa do FINISA, um financiamento feito pela Prefeitura de Santarém junto à Caixa Econômica Federal, orçada em R$ 3.969.819,15.

Veja mais fotos da entrega da Avenida Alvorada