3. Infraestrutura
  4. Aparecida, Aldeia, Fátima, Elcione Barbalho e Caranazal recebem recuperação asfáltica nesta segunda-feira, 11
Aparecida, Aldeia, Fátima, Elcione Barbalho e Caranazal recebem recuperação asfáltica nesta segunda-feira, 11 Autor: Agência Santarém

Alanda Matos
Serviços ocorrem de segunda a sábado e buscam atenuar danos causados por chuvas

De segunda a sábado, as equipes de recuperação asfáltica estão executando serviços nas ruas de Santarém. Com as fortes e constantes chuvas registradas nas últimas semanas, a malha viária tem sido castigada e os trabalhos foram intensificados para mitigar os danos causados. Hoje, 11, as frentes estão concentradas nos bairros Aparecida, Aldeia, Fátima, Elcione Barbalho e Caranazal. A operação é coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Três equipes da Seminfra estão empenhadas na manutenção da Avenida Borges Legal entre Travessas Silva Jardim e 7 de Setembro; Travessa Barjonas de Miranda em torno da Praça Tiradentes; Rua 24 de Outubro entre Rua Professor Carvalho e Travessa Frei Ambrosio; Av. Fernando Guilhon; perímetro do viaduto e 1° rotatória; Rotatória da Salvação sentido 1° rotatória; alças de ligação da Avenida Fernando Guilhon para Avenida Cuiabá e Avenida Cuiabá entre o Comando de Policiamento Regional I e Avenida Plácido de Castro.

A intensificação dos trabalhos tem por objetivo ampliar a capacidade de manutenção, dando mais agilidade aos serviços. “Nossas equipes estão sempre nas ruas, mas as chuvas tem prejudicado o bom andamento dos serviços, para tanto, ampliamos a carga horária dos trabalhos de nossas equipes para que possamos atenuar os danos que as chuvas causam em nossas ruas. Estamos intensificando as manutenções na malha viária para melhorar a trafegabilidade para todos”, reforçou o secretário municipal de infraestrutura, Daniel Simões.

Limpeza urbana

Serviços de limpeza urbana também estão sendo acentuados para combater os estragos causados pelas chuvas, uma vez que o lixo descartado incorretamente é a principal causa de alagamentos.

As equipes de limpeza urbana da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) estão com serviços nas vias ao entorno da Praça do Santíssimo, da Avenida Anysio Chaves, da Av. Dom Frederico, da Av. Moaçara, da Av. Frei Vicente, Rua 29 na Nova República e Cardeal no Residencial Salvação.

A população pode colaborar com as equipes por meio de duas medidas simples: não jogar lixo nas ruas e não deixar os sacos com lixo acondicionado nas ruas, principalmente na época das chuvasO correto é colocá-los para fora apenas nos horários em que ocorrem os recolhimentos realizados pelo serviço de limpeza urbana

Leia também: Prefeitura intensifica ações de limpeza para mitigar danos causados pelas chuvas