3. Infraestrutura
  4. Mais asfalto para Santarém: no Nova Vitória, Prefeitura segue com a pavimentação da Alameda Maranata
Mais asfalto para Santarém: no Nova Vitória, Prefeitura segue com a pavimentação da Alameda Maranata Autor: Divulgação Seminfra

Paulo Ricardo Soares
Além de asfalto, a via recebe sistema de drenagem para amenizar os impactos em épocas de chuva.

Com mais de 250 metros de extensão, a Alameda Maranata conta hoje com mais de 150 moradores, que por anos se viam em uma situação complexa, especificamente em épocas de chuva. A Alameda, assim como outras ruas da cidade, surgiu sem o devido planejamento há mais de 20 anos. Por muito tempo, esta via foi tema de debates internos, por se tratar de uma rua muito estreita, impossibilitando a entrada de maquinários para melhorar a trafegabilidade no local.

O Senhor Armando Queiroz, morador há mais de 15 anos da Maranata, relata as dificuldades.

Armando Queiroz, morador da Alameda Maranata.

"Aqui, antes nem barro tinha, era só areia. Não tinha como entrar carro, não tinha como entrar o coletor de lixo, e, antigamente, muitas pessoas vieram aqui, prometeram muitas coisas, mas nada fizeram. Quando procuramos diretamente o prefeito Nélio e o secretário Daniel, eles disseram que iam nos ajudar, disseram que iriam fazer, e cumpriram com a palavra. Hoje estamos aqui felizes por essa obra que foi sonhada por todos nós", comemorou.

O prefeito Nélio Aguiar esteve pessoalmente, na companhia do secretário de Infraestrutura, Daniel Simões, acompanhando o andamento da obra. Pelas redes sociais, o chefe do executivo santareno pontuou sobre o compromisso de pavimentar as vias mais afastadas do perímetro urbano.

"Esse foi um compromisso nosso com os moradores, e nós estamos honrando e avançando o nosso projeto de pavimentação de ruas, principalmente dos bairros mais afastados do centro de Santarém. Foi um pedido dos moradores aqui do Nova Vitória, e não poderíamos em hipótese alguma deixar de atender. Além desse, já estamos planejando a execução de asfalto em outros locais da cidade", informou Nélio.

Obra é realizada com recursos próprios da PMS.

Daniel Simões afirmou que a união dos moradores é primordial para que a obra seja duradoura.

"Apesar de estreito, percebemos que os moradores tem boa vontade em conservar o que vai ser feito. Muitos deles ja fizeram seus sumidouros para não despejar água servida diretamente no asfalto, e isso é muito bom, mostra que a população tem interesse em preservar a obra. Além disso, também, instalamos aqui uma drenagem. Um serviço desafiador, tendo que passar por um quintal, porém, ao final, tudo deu certo", completou Simões.

A obra também contou com o apoio dos vereadores Erasmo Maia e Ronan Liberal Júnior, que somaram forças junto aos moradores para levar até o conhecimento do prefeito e do secretário de Infraestrutura as demandas apresentadas.

Com prazo de término em no máximo quatro dias, toda obra está sendo executada pela equipe da Seminfra e recursos próprios do Tesouro Municipal.