Por Ailanda Tavares - Jornalista PMS
Hoje, sexta-feira, 28, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Inovação e Tecnologia (Semdec), realizou a primeira reunião do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável - GGI/DRS, de 2025, no auditório do Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM).
O GGI é um fórum permanente de diálogo e colaboração entre o governo municipal, a sociedade civil organizada e o setor produtivo de Santarém, Mojuí e Belterra. Seu objetivo principal é promover o desenvolvimento territorial sustentável, impulsionando a inovação, a competitividade e a qualidade de vida na região.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), Alexandre Chaves, comentou sobre a importância de encontros como este.
"Durante a reunião, todos os representantes expuseram quais as ações que consideram essenciais para o desenvolvimento regional. No GGI, contamos com as participações ativas de representantes do setor produtivo. O intuito é discutir melhores ações e obras para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população".
O titular da Semdec, Michell Martins, explicou que esse primeiro encontro teve o objetivo de ouvir as demandas dos representantes do setor produtivo, assim como de universidades e associações de bairros.
"É a primeira vez que reunimos o GGI nesta gestão. Aqui vamos debater a melhor forma da construção desses debates. O GGI é um fórum importante para manter o diálogo constante entre governo e a sociedade civil organizada com foco no desenvolvimento do setor produtivo. Estiveram na reunião representantes de associações, dos bancários, de pequenos negócios, indústria, Conselhos Regionais, universidades, entre outros atores. Para a gestão municipal, uma das diretrizes para o fomento do desenvolvimento regional é a parceria e o trabalho colaborativo, gerando mais oportunidades para a abertura de novas empresas e, consequentemente, mais emprego e renda”, afirmou.
O prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, enfatizou sobre a retomada dos trabalhos do GGI. “Nossa gestão está trabalhando em ações e projetos com respeito a sustentabilidade e potencialidades. É um novo olhar para as questões regionais, visando o crescimento de forma integrada”, finalizou.