Nesta sexta-feira, 5, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), com o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e instituições voltadas à capacitação profissional e de fomento ao crédito, realizou, no bairro Nova República, a primeira ação do projeto Oportunidade.
Os serviços ofertados, na Escola Municipal Princesa Izabel, nesta primeira edição foram os seguintes:
Senac
Workshop presencial
- Aproveitamento integral de alimentos
- Estilos e tendências em cabelos
Banpará
Empodera
- Para mulheres empreendedoras
Banco da Amazônia – Amazônia Florescer
Financiamento
- Para pessoas físicas e potenciais empreendedores
Sicredi
Palestra Presencial
- Educação Financeira
- Linha de crédito para associados
Semtras
Serviços:
- Cadastro Único
- Orientação do programa ACESSUAS
- Carteira do idoso
- Carteira TEA (Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista)
Semdec
Capacita Santarém - Palestra
- Desbloqueando códigos do empreendedorismo
O titular da Semdec, Ronan Liberal Jr., comentou sobre o objetivo do projeto e como ele vai influenciar positivamente as famílias e a economia do município.
"O objetivo do projeto Oportunidade é o fortalecimento do negócios locais nos bairros. Estamos levando, por meio de parcerias constituídas, oportunidade de orientação aos microempreendedores, orientação sobre atividades que o empreendedor já exerce, buscando qualificar e, também, oferecer acesso às linhas de microcrédito, dar condições para o fortalecimento do negócio, gerando com isso não só emprego e renda, mas fortalecendo a economia como um todo”, comentou o secretário.
Jacinto Barros, 47 anos, empreendedor da área da estética, afirmou que o projeto, por meio das atividades, amplia o conhecimento das pessoas sobre o empreendedorismo e, também, contribui para o aperfeiçoamento na sua área de atuação.
"Está sendo muito bom conhecer esse projeto. Estou hoje aqui com objetivo de ganhar experiência e aperfeiçoamento na minha área que é a de beleza. As palestras e workshops nos ajudam a ampliar o nosso conhecimento sobre essas questões", avalia.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, reforçou sobre as diversas oportunidades que o projeto trabalha, que vai da educação financeira às diversas formas de empreender.
"É um projeto muito importante que visa dar oportunidade para as pessoas: criar um bom ambiente de negócio no próprio bairro, fortalecer a economia local e aperfeiçoar o talento das pessoas. O projeto ajuda a despertar o lado empreendedor das pessoas através das orientações, do microcrédito, da orientação do Sebrae sobre assuntos diversos. Temos todas essas articulações através do secretário Ronan e sua equipe para que nós possamos fomentar a nossa economia local e proporcionar renda para as famílias, mostrar para as pessoas que a possibilidade da renda não é só através do emprego, muitas vezes ser dono do seu próprio negócio: uma pequena venda de frutas, uma padaria, uma banca de salgados, de chocolates caseiros ou um pequeno salão de beleza, pode transformar em renda e resolver o problema da família em relação a necessidade de atender todas as necessidades dos familiares", exemplificou Nélio.