3. Desenvolvimento Econômico
  4. Prefeitura de Santarém participa de encontro para planejamento estratégico no Baixo Amazonas
Prefeitura de Santarém participa de encontro para planejamento estratégico no Baixo Amazonas Autor: Divulgação

Rony Aires
Durante dois dias, foram discutidos propostas e ações para o desenvolvimento territorial sustentável.

Nos dias 1º e 2 de abril, a Prefeitura de Santarém participou do 5º encontro regionalizado temático, na região de integração do Baixo Amazonas. O evento reuniu representantes dos 13 municípios que compõem a região, totalizando uma área de 315.000 quilômetros quadrados e uma população superior a 705 mil habitantes.

Durante os dois dias de discussões, foram delineadas a visão de futuro e as ações estratégicas que serão implementadas na região, visando o desenvolvimento territorial sustentável. O planejamento a longo prazo destaca o papel do governo na coordenação, indução, execução e fomento das políticas públicas, priorizando a desconcentração espacial das atividades econômicas e o melhor aproveitamento das potencialidades locais e regionais.

Composto por 11 planos setoriais estaduais e 14 nacionais, o projeto tem como objetivo entregar um total de 21 produtos e 15 relatórios de status mensais, com foco em diversos setores econômicos, incluindo produção mineral, agrícola e turismo. A região é reconhecida por suas atividades econômicas diversificadas, que incluem a produção de minério de alumínio, cultivo de látex e frutas, além de ser um importante ponto de escoamento para a produção de soja da região Centro-oeste.

Além disso, o potencial turístico de áreas como o distrito de Alter do Chão tem despertado interesse tanto nacional, quanto internacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável da região.

O Pará 2050 será um planejamento alinhado ao modelo orçamentário do governo do estado, em sintonia com o Plano Plurianual (PPA), com a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e com a Lei Orçamentária Anual (LOA), enfatizando a apropriação dos planos de longo prazo setoriais já existentes e as experiências dos planos regionais.

"O encontro reforçou a importância da cooperação entre os municípios e o estado na promoção do desenvolvimento regional, com foco na valorização dos recursos locais e na melhoria da qualidade de vida da população", exalta o prefeito Nélio Aguiar.