3. Desenvolvimento Econômico
  4. Prefeitura oferece quatro cursos gratuitos para a população
Prefeitura oferece quatro cursos gratuitos para a população Autor: Rony Aires - Semdec

Prefeitura oferece quatro cursos gratuitos para a população

Rony Aires
Os interessados podem inscrever-se em Secretariado Executivo, Secretariado Escolar, Informática Básica e Operador de Caixa.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), disponibiliza quatro cursos gratuitos para a população. Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional dos cidadãos, os cursos de Secretariado Executivo, Secretariado Escolar, Informática Básica e Operador de Caixa são oferecidos para pessoas acima de 17 anos, que desejam adquirir novas habilidades e expandir suas oportunidades de emprego.

Os cursos têm duração de um mês e serão ministrados por profissionais altamente qualificados e experientes em suas respectivas áreas. As aulas serão realizadas nas dependências da Semdec, localizada na Avenida Rui Barbosa, nº 1491 – Aldeia.

Confira abaixo mais informações sobre cada curso:

1. Curso de Secretariado Executivo

• Duração: 1 mês (carga horária total de 40 horas)

• Conteúdo programático: Processos sistemáticos, Comportamento profissional, Técnicas de atendimento ao público, Competências profissionais e gerenciais, Redação de documentos oficiais e Primeiros socorros.

2. Curso de Secretariado Escolar

• Duração: 1 mês (carga horária total de 40 horas)

• Conteúdo programático: Processos sistemáticos, Comportamento profissional, Noções de LDB (lei 9.394/96), ECA (lei 8.069/90), Projeto Político Pedagógico, Tendências pedagógicas, Avaliação da aprendizagem, Gestão democrática, Noções de Currículo, Noções de redação oficial, Noções de Língua Portuguesa, Noções de raciocínio lógico, Técnicas de atendimento ao público, O que é o Secretariado Escolar, Funções do secretário escolar.

3. Curso de Informática Básica

• Duração: 1 mês (carga horária total de 40 horas)

• Conteúdo programático: Introdução à informática, Introdução ao ambiente Linux/pacote libre office, Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint) e Internet.

• Pré-requisitos: idade mínima 12 anos.

4. Curso de Operador de Caixa

• Duração: 1 meses (carga horária total de 40 horas)

• Conteúdo programático: Técnicas de atendimento ao cliente, Suporte á mercadorias e Operação em PDV.

• Pré-requisitos: Certificado de Informática Básica

As inscrições para os cursos estarão abertas a partir do dia 28 de junho e podem ser realizadas presencialmente na secretaria, de 8h às 14h. Os interessados devem levar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de informática básica para o curso de operador de caixa.

Vale ressaltar que as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.

A Prefeitura de Santarém reforça o compromisso de oferecer oportunidades de capacitação e aprimoramento profissional à população local, contribuindo para o crescimento econômico da cidade.