A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Planejamento (Semdip), encerrou na noite desta sexta-feira (26) as atividades do Grupo II (bairros Cambuquira, Ipanema e Matinha) da quinta etapa do Programa Transforma Santarém, na Zona Sul. A programação foi marcada pela certificação de 37 participantes que concluíram os cursos de Atendimento ao Cliente e Manipulação de Alimentos.


O presidente da Associação de Moradores do Bairro Matinha (Asbam), Ivanildo Ramos, destacou a importância da parceria com o governo municipal e o impacto das capacitações para a comunidade.
"Vi o empenho de toda a equipe da Semdip, que cumpriu o compromisso assumido com a população. Essas capacitações contribuem diretamente para a realidade da Zona Sul, que cresce a cada dia e reúne desde microempreendedores até grandes comerciantes", afirmou.
O coordenador do Programa Transforma Santarém, Rangel Pessoa, ressaltou que a iniciativa vai além da qualificação profissional, promovendo transformação social por meio do conhecimento.
"Durante as capacitações ouvimos relatos de pessoas que encontraram um direcionamento para iniciar seus empreendimentos e de trabalhadores que aperfeiçoaram seus conhecimentos para melhorar o atendimento aos clientes e a organização de seus negócios. Seguindo as orientações do prefeito Zé Maria Tapajós e do secretário da Semdip, Michell Martins, seguimos democratizando o acesso ao conhecimento, preparando cada vez mais pessoas para o mercado de trabalho", destacou.

Entre os participantes, Larissa Santos comemorou a conquista do certificado do curso de Atendimento ao Cliente. Autônoma na área de vendas, ela acredita que a capacitação amplia as oportunidades profissionais.
"Vejo que muitas pessoas têm dificuldades para fazer cursos nos grandes centros. Ter essa oportunidade perto de casa é excelente. Foi a primeira vez que participei desse curso e agora me sinto mais preparada para buscar uma vaga no mercado de trabalho", disse.

No curso de Manipulação de Alimentos, a facilitadora da Divisão Especializada em Vigilância Sanitária (Devs/Semsa), a técnica fiscal nutricionista Samille Caldera, reforçou a importância das boas práticas para garantir a segurança dos alimentos.
"Um dos principais pontos abordados foi o armazenamento correto dos alimentos perecíveis e não perecíveis, o controle da temperatura e da validade, especialmente após a abertura das embalagens. Produtos como queijos e embutidos, por exemplo, têm sua vida útil reduzida após abertos e exigem atenção redobrada", explicou.
As atividades do Grupo II foram realizadas na Escola Municipal Sérgio Luiz Henn, no bairro Matinha.

O Programa Transforma Santarém é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Semdip, em parceria com as lideranças comunitárias dos bairros atendidos, a Divisão Especializada em Vigilância Sanitária (Devs/Semsa) e o Prospera Santander. A ação fortalece a qualificação profissional, incentiva o empreendedorismo, amplia as oportunidades de empregabilidade e promove geração de renda para a população.
Em 2025, o programa realizou 603 atendimentos. Em 2026, já contabiliza 834 atendimentos nas zonas Norte, Oeste, Leste e Central, totalizando 1.437 atendimentos acumulados. As próximas etapas serão realizadas na Zona Sul, contemplando os bairros Mararu e Vigia (Grupo III) e São Francisco e Santo André (Grupo IV). As datas e inscrições serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Santarém.
Autor:
Ascom/Semdip