Autoria: Geisa de Oliveira
Em Santarém, o projeto Transformar Vidas alerta para o enfrentamento ao trabalho infantil executando ações no Porto dos Milagres. Realizado desde julho de 2020, vem alcançando índices positivos com famílias e crianças da área, e por isso o trabalho que é feito no município será divulgado nacionalmente para que mais pessoas conheçam o projeto.
Na tarde desta segunda-feira (06), profissionais cinegrafistas de São Paulo estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Leodgard filmando as ações que estão sendo desenvolvidas. No local, dança, música e arte dão continuidade ao projeto, que inicialmente atingiu 20 crianças na Orla do bairro Uruará, região do Porto dos Milagres, e atualmente, alcança 50 crianças e adolescentes.
A gerente de relacionamento do Banco Santander, Wiliana Mendes, acompanhou a equipe durante as gravações. "Divulgar o projeto realizado em Santarém é um incentivo para ampliar as doações e contribuições para o projeto.”
De acordo com a coordenadora do Projeto em Santarém, Carise Pedroso, as aulas ocorrem duas vezes por semana e após a pandemia a previsão é ampliar para que sejam realizadas todos os dias no contra-turno escolar. "Esse trabalho iniciou de forma muito tímida para apenas 20 crianças e hoje, já atende 50, portanto estamos trabalhando para ampliá-lo”, disse Carise.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, observou a importância das atividades do projeto ganhar o cenário nacional. “Receber apoio de instituições privadas é muito importante para o município. A nossa gratidão ao banco Santander que é parceiro do Projeto Transformar Vidas que vem ampliando suas atividades em nosso município e agora com mais essa divulgação sem dúvidas vamos conquistar mais aprovações e atender mais crianças e adolescentes."
O Projeto Transformar Vidas
O projeto foi aprovado no edital do Programa Amigo de Valor do banco Santander, um programa que apoia projetos encaminhados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) e executado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).