1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Cras Maracanã recebe 4ª Ação do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres
Cras Maracanã recebe 4ª Ação do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres Autor: Ronaldo Ferreira/CCOM

Cras Maracanã recebe 4ª Ação do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Iniciativa fortalece a autoestima, amplia o acesso a direitos e reforça a rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou nesta quinta-feira (25) a 4ª Ação do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maracanã, localizado no bairro Nova Vitória.

Com o tema "Mulheres fortes se reconstroem e se transformam", a iniciativa reuniu mulheres atendidas pelo CRAS e moradoras da área de abrangência da unidade em uma programação voltada ao acolhimento, fortalecimento da autoestima, promoção do bem-estar e ampliação do acesso aos serviços da rede de proteção social.

A ação ofereceu gratuitamente serviços de corte de cabelo masculino e feminino, design de sobrancelhas, limpeza facial, em parceria com a Profissionaliza, além de atendimentos de saúde e bem-estar realizados em parceria com a UMANA. A programação também contou com uma roda de conversa conduzida pela delegada da Mulher, Márcia Rabelo, que abordou temas relacionados aos direitos das mulheres, enfrentamento à violência doméstica, proteção à pessoa idosa e fortalecimento da autonomia feminina.

A coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres da Semtras, Noemi Moraes, destacou que a ação tem sido uma importante ferramenta de aproximação entre os serviços públicos e as mulheres atendidas pela rede socioassistencial.

"Cada ação realizada pelo Núcleo representa uma oportunidade de fortalecer vínculos, promover informação e garantir que as mulheres conheçam seus direitos. Nosso objetivo é levar acolhimento, orientação e serviços que contribuam para a autoestima, autonomia e qualidade de vida das participantes. Quando ocupamos esses espaços de diálogo e escuta, ampliamos também a rede de proteção e o protagonismo feminino nas comunidades", enfatizou Noemi Moraes.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Sílvia Freitas, destacou a relevância da iniciativa para a promoção da cidadania e do protagonismo feminino.

"Esta é a quarta ação desenvolvida pelo Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres e cada edição reforça nosso compromisso em levar acolhimento, informação e acesso a direitos para as mulheres santarenas. Mais do que oferecer serviços, estamos criando espaços de escuta, fortalecimento e valorização da mulher, contribuindo para que elas reconheçam sua importância e conheçam os mecanismos de proteção disponíveis no município", ressaltou a secretária.

Durante a roda de conversa, a delegada Márcia Rabelo enfatizou a importância da informação como instrumento de prevenção à violência e garantia de direitos.

"Levar orientações diretamente às comunidades é uma forma de aproximar os serviços da população e fortalecer a rede de proteção. Quando as mulheres conhecem seus direitos e sabem onde buscar ajuda, elas se tornam mais fortalecidas para enfrentar situações de violência e vulnerabilidade", destacou a delegada.

A programação foi marcada pela participação ativa das mulheres, que aproveitaram os serviços oferecidos e compartilharam experiências sobre a importância de iniciativas voltadas ao fortalecimento feminino.

A aposentada Odenilza Pereira da Silva, de 61 anos, elogiou a ação e destacou os aprendizados adquiridos durante a palestra.

"Estou achando essa ação maravilhosa. É muito bom estar aqui com as colegas e participar desse momento. A palestra foi muito boa, aprendi mais sobre os cuidados com os idosos e também sobre a violência doméstica. Mesmo sem ter vivido essa situação, é importante aprender para orientar outras pessoas. Gostei de tudo e espero que aconteçam muitas outras ações como esta", afirmou.

Já a dona de casa Maria do Carmo Oliveira, de 68 anos, ressaltou a importância das atividades desenvolvidas pelo CRAS e os conhecimentos adquiridos durante o encontro.

"Eu sempre participo das ações do CRAS e acho muito importante. A palestra trouxe muito aprendizado, principalmente sobre os cuidados com os idosos e a prevenção da violência. São orientações que ajudam a gente a refletir e a cuidar melhor das pessoas que estão ao nosso redor", destacou a participante.

A ação integra as políticas públicas desenvolvidas pela Semtras para fortalecer a proteção social, promover a cidadania e garantir os direitos das mulheres, ampliando o acesso à informação, aos serviços e à rede de proteção no município. 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.