1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Santarém participa de reunião para troca de informações sobre acolhimento institucional de migrantes
Santarém participa de reunião para troca de informações sobre acolhimento institucional de migrantes Autor: Desconhecido

Santarém participa de reunião para troca de informações sobre acolhimento institucional de migrantes

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
A reunião aconteceu de forma remota e foi mediada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM)

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, participou nesta quinta-feira (15), de uma reunião mediada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). 

 

Na ocasião, a secretária Celsa Brito, a coordenadora da Proteção Social Especial (PSE) Glaucya Fiori, a Chefe do Núcleo de Planejamento e Políticas Públicas da Semtras Roselene Andrade e a Chefe do Núcleo de Gestão do SUAS Adriany Oliveira, tiveram a oportunidade de falar sobre o projeto exitoso de acolhimento institucional dos migrantes vindos da Venezuela. 

 

Os acolhidos, em sua maioria, são indígenas da etnia Warao, acolhidos pelo município desde setembro de 2017.

 

“Desde o início trabalhamos em buscar a autonomia dessas famílias, fizemos exposições do artesanato que eles desenvolvem tão bem, realizamos oficinas de geração de renda, iniciamos em parceria com a Secretaria de educação a incursão escolar, mês passado fizemos uma oficina de cultivo de horta e continuaremos fazendo o que for necessário para que alcancem sua independência”, destacou Glaucya Fiori Coordenadora da PSE.

 

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), é fundamental e importante ter esse contato com Santarém.

 

“Essa proximidade proporciona condições de sistematizar boas práticas em políticas públicas, e conjuntamente construir estratégias de apoio a mais Municípios, bem como fortalecer ações de incidência técnica e política junto ao Governo Federal e parceiros”, observou Rosângela Ribeiro Consultora na área técnica de assistência social.

 

“Nesses três anos de acolhimento a esse público nós avançamos muito, vencemos desafios, contamos com importantes parcerias, e essa troca de experiência, mesmo sendo referência nesse trabalho, nós aprendemos muito cada dia”, avaliou Celsa Brito.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.