A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, participou nesta quinta-feira (15), de uma reunião mediada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Na ocasião, a secretária Celsa Brito, a coordenadora da Proteção Social Especial (PSE) Glaucya Fiori, a Chefe do Núcleo de Planejamento e Políticas Públicas da Semtras Roselene Andrade e a Chefe do Núcleo de Gestão do SUAS Adriany Oliveira, tiveram a oportunidade de falar sobre o projeto exitoso de acolhimento institucional dos migrantes vindos da Venezuela.
Os acolhidos, em sua maioria, são indígenas da etnia Warao, acolhidos pelo município desde setembro de 2017.
“Desde o início trabalhamos em buscar a autonomia dessas famílias, fizemos exposições do artesanato que eles desenvolvem tão bem, realizamos oficinas de geração de renda, iniciamos em parceria com a Secretaria de educação a incursão escolar, mês passado fizemos uma oficina de cultivo de horta e continuaremos fazendo o que for necessário para que alcancem sua independência”, destacou Glaucya Fiori Coordenadora da PSE.
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), é fundamental e importante ter esse contato com Santarém.
“Essa proximidade proporciona condições de sistematizar boas práticas em políticas públicas, e conjuntamente construir estratégias de apoio a mais Municípios, bem como fortalecer ações de incidência técnica e política junto ao Governo Federal e parceiros”, observou Rosângela Ribeiro Consultora na área técnica de assistência social.
“Nesses três anos de acolhimento a esse público nós avançamos muito, vencemos desafios, contamos com importantes parcerias, e essa troca de experiência, mesmo sendo referência nesse trabalho, nós aprendemos muito cada dia”, avaliou Celsa Brito.