1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Adolescentes em medidas socioeducativas receberão formação profissional por meio do “Oportunidades Sem Medidas”, projeto de Santarém aprovado no Amigo de Valor do Santander
Adolescentes em medidas socioeducativas receberão formação profissional por meio do “Oportunidades Sem Medidas”, projeto de Santarém aprovado no Amigo de Valor do Santander Autor: Banco Santander

Adolescentes em medidas socioeducativas receberão formação profissional por meio do “Oportunidades Sem Medidas”, projeto de Santarém aprovado no Amigo de Valor do Santander

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Programa destina parte de recursos do Imposto de Renda para projetos sociais. Esta é a segunda vez que um projeto de Santarém é aprovado a

Santarém foi aprovada pela segunda vez no Programa Amigo de Valor do Banco Santander. Desta vez com o projeto “Oportunidades Sem Medidas” voltado para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto. O anúncio foi feito na última quinta-feira (30), durante a 19ª edição do programa que anunciou a segunda maior campanha de destinação de Imposto de Renda no Brasil com a expectativa de arrecadar R$ 25 milhões até o dia 26 de novembro de 2021.

Com a aprovação do projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Santarém pretende atender 100 adolescentes do público-alvo com a proposta de oferecer formação socioeducacional e profissional para que eles atuem como aprendizes em empresas. Uma equipe técnica acompanhará os beneficiários durante o cumprimento da medida, realizando diversas atividades, entre elas atendimentos individuais, em grupo e visitas domiciliares, favorecendo a construção de planos de vida. 

“Desde o início da atual gestão estamos ampliando as parcerias privadas que dispõem de recursos para a assistência social no processo de fortalecimento  de políticas públicas de proteção e desenvolvimento para crianças e adolescentes do nosso município. Assim continuamos avançando na realização de novos projetos. Agradecemos a nossa equipe que elaborou esse projeto conquistando a aprovação, e a instituição que por meio de seus colaboradores desenvolvem um trabalho tão importante”, agradeceu a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

A campanha realizada pela instituição é desenvolvida estimulando a sociedade a conhecer e auxiliar 100 projetos sociais escolhidos em 21 estados do país. Em 2021, houve um crescimento de 70% no número de iniciativas, uma vez que em 2020 eram 59 projetos. Os projetos de 2021-2022 devem beneficiar mais de 12 mil pessoas diretamente. 

De acordo com informações da instituição, o Pará teve oito projetos sociais selecionados, que beneficiarão 1.475 crianças e adolescentes. É o quarto estado do país em número de instituições escolhidas e o primeiro do Norte nesse quesito. Na região, 14 ações sociais foram contempladas. 

“O Amigo de Valor é um projeto que nos orgulha muito. São quase duas décadas de dedicação e empenho de equipes inteiras, que se engajam para escolher com muito carinho e critério diversas causas sociais. Fico extremamente feliz de ver que essa mobilização, ano a ano, já foi capaz de auxiliar milhares de crianças e adolescentes, deixando um impacto positivo para a sociedade e, especificamente, em cada história de vida. Juntos, tenho certeza de que vamos auxiliar outros milhares”, celebrou Patricia Audi, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander. 

Além de direcionar as doações para os projetos sociais escolhidos pelas áreas de Recursos Humanos e Sustentabilidade do Banco, o Amigo de Valor monitora e apoia, por meio de capacitação e gestão, as entidades selecionadas.

O Amigo de Valor incentiva que pessoas físicas e empresas direcionem recursos do Imposto de Renda devido aos Fundos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Quem declara a renda pelo formulário completo pode destinar até 6% do imposto devido – neste caso os recursos são dedutíveis, ou seja, até esse limite não há custo para o doador, que tem o valor restituído –, e quem opta pela declaração simplificada pode doar a partir de R$ 25. O direcionamento é de até 1% (também dedutíveis) para empresas tributadas pelo lucro real. 

O montante pode ser direcionado para quantos projetos o doador escolher abraçar, e os valores são debitados diretamente de sua conta corrente. O processo é realizado por meio de uma plataforma criada pelo Santander para simplificar a doação e apresentar todos os projetos apoiados pelo programa, de forma detalhada. No site é possível conferir a descrição das ações, ver imagens, saber a quantidade de crianças atendidas e a meta de arrecadação, entre outras informações. Neste ano, também estão disponíveis as doações pelo celular para pessoas físicas. Para clientes Pessoa Jurídica, as doações podem ser realizadas pelo Internet Banking do Santander.   

Para conhecer e apoiar as iniciativas do Amigo de Valor 2021, acesse a plataforma: www.santander.com.br/amigodevalor 

 

*Colaborou Kauê Diniz, Assessor de imprensa do Banco Santander no Nordeste/Norte

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.