A tarde desta quarta-feira, 11, foi totalmente diferente para mulheres usuárias do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher (Maria do Pará). Em parceria com o Banco Sicredi, Rotary Vitória Régia, Mary Kay e OAB, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), levou diversão, beleza e conhecimento às vítimas de violência doméstica. Na ocasião, elas puderam ser homenageadas pela passagem do dia das mães, comemorado no último domingo, 8.
Durante a ação, foram repassados conhecimentos referentes à economia, educação financeira e geração de renda, tendo em vista que muitas dessas mulheres vivem em situação de violência por serem dependentes dos agressores, além da tarde de beleza, aumentando a autoestima e melhorando a qualidade de vida das vítimas.
“Pra mim tá sendo ótimo. Sempre fui muito bem recebida, muito bem acolhida no Centro e essas ações ajudam a gente a ter mais liberdade financeira. Antes, tudo era meu parceiro que bancava, por isso eu ficava nesse ciclo. Mas hoje não, hoje eu trabalho, me banco e vivo muito melhor, fora das agressões.”, destacou uma das usuárias.
Poliana Braga, coordenadora do Centro Maria do Pará, enfatizou que esses eventos precisam ser realizados, pois ajudam na socialização das pessoas atendidas e levam oportunidades a quem não tem muitas expectativas. “Esse é o momento de mostrar para essas mulheres, que estão se tornando mulheres empoderadas, indo atrás dos seus direitos, que elas podem conquistar sua independência financeira, já que algumas dessas mulheres ainda estão com o agressor por não ter renda. Então esses parceiros vieram trazer essa oportunidade a essas vítimas. Então, além de comemorar esse dia e aprender, realizamos a ação do autocuidado, elevando o amor próprio.”, disse.
O Centro Maria do Pará, atende atualmente mais de 570 pessoas, coibindo todos os tipos de violência contra a mulher.