A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou na tarde de sexta-feira (15), uma programação alusiva ao Dia das Crianças no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Nova República.
Legenda da foto: Crianças atendidas pelo Cras Nova República
O ponto alto da programação foi a integração entre migrantes venezuelanos acolhidos pelo município na Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), e as crianças usuárias do Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos.
Os migrantes indígenas da etnia Warao fizeram uma entrega simbólica de mochilas que foram doadas pela agência da ONU para Refugiados (Acnur), para eles e, para os usuários do Cras Nova República, os outros 7 Cras também receberam as mochilas.
Legenda da foto: Mochilas recebidas da Acnur
“Esse momento foi importante por proporcionar o fortalecimento dos vínculos comunitários, além de integrar os migrantes venezuelanos aos brasileiros” observou Marlen Ribeiro coordenadora da Proteção Social Básica.
A coordenadora do Cras Nova República, Jaciara Simões, destacou que a realização da atividade seguiu os protocolos de saúde.
“Tivemos todos os cuidados necessários, todos estavam de máscara. Preparamos um momento especial, com guloseimas, brincadeiras, para as nossas crianças, reconhecemos a importância da data na vida delas” Disse Jaciara.
“A Acnur tem sido uma grande parceira desse acolhimento aos migrantes em nosso município. Essa doação que se estende além dos acolhidos para os nossos usuários foi muito importante” avaliou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.