Neste dia 18 de novembro é comemorado o Dia do Conselheiro Tutelar. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), parabeniza a todos os conselheiros dos três Conselhos Tutelares do município.
O município por ter mais de 300 mil habitantes conta com três Conselhos: dois na cidade, um localizado no bairro Aparecida e outro no bairro Santarenzinho e o terceiro localizado em Alter do Chão, todos atendendo a áreas de abrangência, composto por 15 conselheiros titulares e 15 suplentes desempenhado diuturnamente suas atribuições.
Desde o início da gestão municipal, a Prefeitura de Santarém vem buscando fortalecer a garantia de direitos de crianças e adolescentes no município, que é realizado pelos conselheiros tutelares.
A Semtras é a responsável por prover o conjunto de bens e serviços pelos Conselhos Tutelares, visando assegurar os direitos de crianças e adolescentes e não tem medido esforços para atender as demandas dos conselheiros.
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, lembrou que em 2020 aconteceu a posse dos novos Conselheiros Tutelares, dos 30 eleitos, 8 foram reeleitos. “Tivemos ano passado a posse de 22 novos conselheiros tutelares e acompanhamos a evolução do trabalho realizado por eles. Essa é uma data importante, pois comemoramos o trabalho dos nossos conselheiros. Parabenizamos a todos e desejamos que possam cada dia fazer o seu melhor em prol da garantia de direitos de nossas crianças e adolescentes,” parabenizou Celsa.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, Julia Freire Souza Leal, essa data é muito importante. “É uma data importante porque referencia um papel determinante na defesa da garantia dos direitos das crianças e adolescentes, que é o papel desempenhado pelos conselhos tutelares. O município de Santarém está de parabéns, pois temos 3 conselhos tutelares que atendem diferentes áreas de abrangência no nosso município, e o Comdca vem contribuindo para o fortalecimento das ações dos conselhos tutelares para que eles venham a desempenhar com excelência o papel constituído no estatuto da criança e adolescente que é zelar pela garantia dos direitos,” avaliou a presidente.