Autoria: Geisa de Oliveira
A abertura da campanha Agosto Lilás ocorreu na manhã desta sexta-feira (06), no hall de entrada do complexo do Mercadão 2000. A campanha é nacional e em Santarém é planejada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a equipe do Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher - Maria do Pará. A campanha tem ainda a participação da rede de enfrentamento a violência contra a mulher, o Conselho da Condição Feminina e Políticas Públicas para Mulheres.
Na programação o tema ‘Violência Contra a Mulher’ foi debatido aos presentes, houve palestra sobre DST’s e testagens rápidas de saúde em uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A ação contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com a apresentação do Grupo Regional Mocorongo com repertório voltado para valorização das mulheres.
“Foi um grande sucesso a nossa abertura, entregamos bóttons e falamos sobre a prevenção da violência contra mulher. A programação irá continuar com fixação de cartazes em embarcações, feiras, supermercados, farmácias e Unidades Básicas de Saúde. Vamos fazer uma grande divulgação para chamar atenção das mulheres quanto a importância de denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher”, informou Poliana Braga.
A presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF), Ana Claudia dos Santos, destacou a importância da campanha. “As mulheres precisam saber como denunciar. Vamos ter uma importante programação que além de alertar quanto aos sinais de violência também vai salientar sobre a importância das políticas públicas para a mulheres de Santarém”, disse a presidente.
A assessora de Políticas Públicas para Mulheres, Rachel Campos, observou a importância das mulheres buscarem cada vez mais seus direitos por meio da inserção no mundo do trabalho. “O nosso papel é de articular e interagir para captar parcerias que promovam ações de empoderamento como a qualificação profissional”, pontuou Rachel.
“Nesse sábado (07), a Lei Maria da Penha completa 15 anos e é fundamental que possamos cada vez mais reforçar o compromisso na luta para acabar com a violência contra a mulher não só nesse mês, mas diariamente esclarecendo por meio da prevenção e proteção a qual temos uma importante rede realizando esse trabalho em nosso município, vamos fazer um Agosto Lilás participativo e esclarecedor levando a importância da denúncia por meio do disk 180”, reforçou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.
Programação
Data: 09/08
Evento: Fixação de cartazes
Local: feira do Mercadão 2000
Hora: 09h
Destinado a sensibilização de todos os funcionários da feira do mercado.
Data: 10/08
Evento: Fixação de cartazes da campanha Sinal Vermelho
Local: Farmácias
Hora: 08h às 12h e 13h às 16h
Reforçar sobre a Campanha Sinal Vermelho em farmácias e drogarias de Santarém.
Data: 11/08
Evento: Palestra do PAEFI (Grupo de Mulheres)
Hora: 14h
Palestrante: Comissão da OAB Mulher
Local: Auditório do Restaurante Popular
Data: 13/08
Evento: Fixação de cartazes
Local: UBS de Fátima
Hora: 9h
Informar e alertar enfermeiros e ACSs sobre a Lei Maria da Penha.
Data: 16/08
Evento: Fixação de cartazes
Local: embarcações em frente a Orla na Avenida Tapajós
Hora: 8h às 12h e de 13h às 16h
Informar e alertar moradores das comunidades ribeirinhas nas embarcações sobre a Lei Maria da Penha.
Data: 18/08
Evento: Palestra do PAEFI (Grupo de Mulheres)
Hora: 14h
Palestrante: Delegada Parapaz
Data: 20/08
Evento: Fixação de cartazes
Hora: 08h às 12h e de 13h às 16h
Local: Porto do DER
Destinado a sensibilização de todos os usuários das embarcações sobre a Lei Maria da Penha.
Data: 24/08
Evento: Palestra do PAEFI (Grupo de Mulheres)
Hora: 08h
Palestrante: Juíza da Vara de Violência Doméstica - Carolina Cerqueira de Miranda Maia.
Data: 24/08
Evento: Homenagem do MP - Prêmio Mulher Empoderada a Coordenadora do Maria do Pará (Poliana Braga)
Hora: 9h
Local: Ministério Público do Estado do Pará
Data: 27/08
Evento: IV Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Santarém do Conselho da Condição Feminina.
Hora: 8h às 17h
Local: Escola de Artes