A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), o Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDS) esteve em Belém (PA) de 13 a 16 de setembro, realizando visita técnica ao Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR/CER IV) da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) e ao Centro Especializado de Reabilitação (CER III) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A visita contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria Regional de Governo, da Sespa e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
O grupo esteve na capital do estado para conhecer as instalações do CIIR/CER IV e CER III e para, posteriormente, desenvolver o processo de articulação para implantação dos Centros em Santarém. Na ocasião, conheceram o fluxo de atendimento de reabilitação das pessoas com deficiência.
O CER III da Uepa realiza o tratamento de três deficiências: física, intelectual e auditiva. O CIIR/CER IV da Sespa trata a reabilitação das quatro deficiências: física, intelectual, auditiva e visual.
O coordenador do NDPD de Santarém, Marcicley Nogueira, esteve à frente das visitas representando a Semtras/Prefeitura de Santarém. Ele comentou sobre as articulações realizadas durante a viagem.
"As visitas técnicas aos Centros nos possibilitou conhecer as instalações e os equipamentos de ponta que são utilizados nos tratamentos, assim reforçamos o quão importante é acolher e disponibilizar atendimento adequado às pessoas com deficiências. Este é o nosso objetivo enquanto NDPD e CMDPDS da Semtras: liderar a comissão e articular as ações necessárias em parceria com o Governo do Estado e outros órgãos para a implantação de um CIIR/CER IV e CER III em Santarém e região do Baixo e Médio Amazonas para que a população de PcD tenha acesso as mesmas oportunidades", explicou Marcicley.