A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através de seus equipamentos, seja, da Proteção Social Básica e Especial, vêm desde o início de outubro realizando diversos momentos alusivos ao mês que trabalha a divulgação da Campanha Outubro Rosa.
Os 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher- Maria do Pará, Centro Pop Dom Lino Vombommel, Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), realizaram parcerias com a Secretaria de Saúde e outras instituições, e oportunizaram palestras acerca do tema.
O Cras Urumari levou para a Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Maicá os serviços realizados no centro.
Legenda da foto: Cras Urumari foi um dos centros que realizou ação para os usuários
“Nós contamos com apoio da enfermeira Ivana Pimentel e sua equipe que nos receberam, e podemos ofertar os serviços de atualização do Cadastro Único, atendimento psicológico e palestra com o tema valorização da mulher.” Observou Alcilene Sousa coordenadora do Cras Urumari.
A coordenadora do Cras Santarenzinho Juliana Fialho e sua equipe proporcionaram para as usuárias do centro um momento de autocuidado com limpeza de pele e maquiagem ofertado pela representante Mary Kay, Selni Campos, que fez uma fala emocionante sobre Deus, amor próprio e autoestima, e também uma palestra sobre o tema com a enfermeira Alessandra Ramos da UBS Santarezinho.
Legenda da foto: Cras Santarenzinho promoveu ação de beleza
Os Cras Nova República, Maracanã, Alter do Chão, São José Operário, Santana e Ribeirinho, também levaram a importância da prevenção e autocuidado para seus usuários.
A coordenadora do Centro Pop Dom Linno Vombommel Leda Rego, contou com a parceria de integrantes da Casa Rosa que tiveram a oportunidade de falar da importância de fazer os devidos exames preventivos para evitar o agravamento da doença.
Legenda da foto: Programação no Centro POP
Na Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), que acolhe refugiados em maioria indígenas da etnia Warao foram proporcionados ciclos de palestras ministradas pela equipe ADRA/UNICEF.
“É um tema de fundamental importância para orientação em nossos serviços, sabemos que é necessário a prevenção, buscar os serviços de saúde para evitar que seja tarde demais. Nossas equipes estão de parabéns por abraçar a causa e levar para o maior número de pessoas, seja presencialmente ou virtualmente a mensagem da campanha Outubro Rosa, agradecemos as parcerias principalmente da Secretaria de Saúde que possibilitaram que seus profissionais estivessem em nossos equipamentos esclarecendo sobre a campanha e também ao apoio de todos. Cuidar da saúde com prevenção é fundamental.” Observou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.