Autoria: Geisa de Oliveira
A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através da equipe do Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher- Maria do Pará está realizando a Campanha Agosto Lilás com programação durante todo o mês. Nesta terça-feira (10), as equipes envolvidas na ação enfrentamento da violência contra a mulher realizaram fixação de cartazes em farmácias da cidade informando sobre a campanha Sinal Vermelho.
A campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica é lei, por meio do PL 741/2021, que define o programa como uma das medidas de combate à violência contra a mulher. A campanha serve como um canal de denúncia de violência doméstica em que a vítima escreve um ‘X’ vermelho na mão e mostra em um estabelecimento, quem identificar deve procurar a polícia e prestar auxílio.
A ação contou com a parceria da Delegacia da Mulher (Deam), com a Delegada Andreza Sousa e a coordenadora da Proteção Social Especial Glaucya Fiori.
De acordo com a coordenadora do Centro Maria do Pará, Poliana Braga, várias ações serão realizadas no mês de agosto para alertar as mulheres sobre como pedir socorro diante de qualquer violência. “Hoje estivemos nas farmácias e drogarias e todas aderiram a campanha e estão todos preparadas para receber o pedido de socorro ao ver um sinal vermelho na mão de uma mulher e ajudá-la”, observou a coordenadora.
A Delegada da Mulher Andreza Sousa acompanhou a fixação dos cartazes e destacou sobre a campanha. “No ano passado, o Conselho Nacional de Justiça e a associação dos magistrados do Brasil em razão da pandemia resolveram criar a campanha Sinal Vermelho para ajudar as mulheres vítimas de violência durante esse período tão delicado. Por conta da pandemia essa campanha veio para que pudessem apenas mostrando a mão com um sinal, sem falar nada, o atendente pudesse chamar a polícia de uma forma imediata. Todo o sistema de segurança está voltado para essa campanha. Em Santarém já aconteceu uma prisão em flagrante com essa sinalização”, acrescentou a delegada.
“Infelizmente, a violência contra a mulher acontece há muito tempo. A covardia não acaba nunca. Se a gente apoiar toda iniciativa para defender as mulheres será uma grande ação por elas, têm que ser feito, isso tem que ser uma obrigação”, disse Henrique Rocha, proprietário da Drogaria Ultra Popular.
“Ficamos felizes com a adesão dessa tão importante campanha que recentemente virou lei, atestando sua eficácia. Quero parabenizar os proprietários de farmácias e drogarias da cidade por estarem conosco realizando esse apoio as mulheres vítimas de violência”, pontuou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.
Nesta terça-feira (10), houve ainda na Câmara Municipal de Vereadores, a Sessão de Tribuna Livre sobre a programação Agosto Lilás proposta pela vereadora Enfermeira Alba.
Participaram a chefe de planejamento e políticas públicas da Semtras, Roselene Andrade representando a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito; representando a Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher delegada Andreza Alves; a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina Ana Cláudia Lima; a Assessora Técnica Municipais de Direitos e Tutelares Rosiane Matos e a coordenadora do Centro Maria do Pará Poliana Braga.
Confira a programação:
Data: 11/08
Evento: Palestra do PAEFI (Grupo de Mulheres)
Hora: 14h
Palestrante: Comissão da OAB Mulher
Local: Auditório do Restaurante Popular – altos do Mercadão 2000
Data: 13/08
Evento: Fixação de cartazes
Local: UBS de Fátima
Hora: 9h
Informar e alertar enfermeiros e ACSs sobre a Lei Maria da Penha.
Data: 16/08
Evento: Fixação de cartazes
Local: embarcações em frente a Orla na Avenida Tapajós
Hora: 8h às 12h e de 13h às 16h
Informar e alertar moradores das comunidades ribeirinhas nas embarcações sobre a Lei Maria da Penha.
Data: 18/08
Evento: Palestra do PAEFI (Grupo de Mulheres)
Hora: 14h
Palestrante: Delegada Parapaz
Data: 20/08
Evento: Fixação de cartazes
Hora: 08h às 12h e de 13h às 16h
Local: Porto do DER
Destinado a sensibilização de todos os usuários das embarcações sobre a Lei Maria da Penha.
Data: 24/08
Evento: Palestra do PAEFI (Grupo de Mulheres)
Hora: 08h
Palestrante: Juíza da Vara de Violência Doméstica - Carolina Cerqueira de Miranda Maia.
Data: 24/08
Evento: Homenagem do MP - Prêmio Mulher Empoderada a Coordenadora do Maria do Pará (Poliana Braga)
Hora: 9h
Local: Ministério Público do Estado do Pará
Data: 27/08
Evento: IV Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Santarém do Conselho da Condição Feminina.
Hora: 8h às 17h
Local: Escola de Artes