3. Assistência Social
  4. PAA entrega 7,5 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas nos Cras
PAA entrega 7,5 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas nos Cras Autor: Desconhecido

Katiane de Jesus
...

Autora: Geisa de Oliveira

A Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), iniciou nesta quarta-feira (07), a entrega 7,5 toneladas de alimentos oriundos da Agricultura Familiar para as famílias em vulnerabilidade social e em eminente risco social atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

De acordo com o Chefe da Divisão de Segurança Alimentar de Santarém, Fagner Gonçalves, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) faz a aquisição de alimentos da agricultura familiar e simultaneamente entrega ás famílias assistidas pela Assistência Social.

“Todos os alimentos adquiridos pelo programa são destinados às unidades de atendimento da Rede Socioassistencial e demais outras unidades que prestam serviços sociais a população. Esse programa beneficia tanto a população que recebe, como nossos agricultores que estão organizados por grupos formais ou as cooperativas”, pontuou Fagner.

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, acompanhou pela manhã a entrega dos alimentos. “Como é importante esse programa para a nossa população que recebe produtos de nossa cultura que suplementam a alimentação familiar. Infelizmente as vezes é difícil no dia a dia ter esses produtos em casa. Com essa pandemia, quem nunca precisou de apoio, agora está precisando, e esse programa é muito importante”, observou a secretária.

Celsa Brito destacou a importância de as famílias estarem usando sacolas reutilizáveis ao ir buscar seus alimentos. “Muito interessante ver que cada pessoa está adotando essa prática que contribui com o meio ambiente, e facilita o transporte dos alimentos”, concluiu Celsa.

O aposentado José Bráulio Alves de Souza, disse que o alimento chegou em boa hora. “Nós somos aposentados, a gente compra os remédios, paga energia, paga água, paga tudo e não sobra nada, e receber essa ajuda foi importante”, confidenciou seu José.

Os alimentos adquiridos pelo PAA são da cultura alimentar: jerimum, tangerina, milho verde, abacaxi, limão, banana e polpa de frutas e etc.