A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), lança a campanha “Acolher um ato de Amor: Seja uma Família Acolhedora”.
A campanha é alusiva ao mês da criança e será realizada por meio do Programa Família Acolhedora (PFA).
O PFA, propicia o acolhimento de crianças e adolescentes afastadas da família biológica por medida de proteção judicial. Essas crianças e adolescentes são inseridos em famílias cadastradas selecionadas, enquanto a família biológica, também chamada de “família nuclear”, é acompanhada pela equipe técnica do serviço.
O PFA é regido pela Lei Municipal Nº 19.465/2014 e Decreto Nº 215 de 31 de Julho de 2019 que regulamenta o serviço de acolhimento familiar provisório de crianças e adolescentes em nosso município.
É importante destacar que, mesmo diante da pandemia de COVID, os serviços de acolhimento e acompanhamento continuam sendo realizados por meio da equipe psicossocial sem nenhum prejuízo para o bom funcionamento do serviço, mantendo todas as recomendações de prevenção de saúde devidas.
De acordo com a coordenadora Adriana Rego, em julho o programa completou 2 anos de lançamento oficial e traz como objetivo fazer com que mais famílias possam integrar o programa. “Essa campanha é muito importante para o programa que busca ampliar o número de famílias aptas a acolher crianças e adolescentes. Esse acolhimento é um ato de amor, pois não é uma adoção, e sim uma forma de acolhimento temporário.” Destacou Adriana.
“O lançamento dessa campanha representa como o próprio nome já diz, um ato de amor. Com o objetivo de sensibilizar a nossa população que é tão acolhedora a fazer parte deste programa Família Acolhedora. Garantindo direitos das nossas crianças e adolescentes, fato este que é prioridade da nossa gestão”. Avaliou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
*Para participar é preciso atender os seguintes critérios:*
- Ser maior de 21 anos;
- Não exigir distinção de cor, raça ou credo do acolhido;
- Não responder a processos judiciais ou ter problemas com drogadição.
- Desempenhar a função de ser doadora de amor, afeto e atenção para as crianças ou adolescentes inseridas no Programa.
Os interessados em fazer o cadastro podem acessar https://acolhimento.santarem.pa.gov.br/.
Em caso de dúvidas ligue (93) 99244-2150 ou envie um e-mail para contatofamiliaacolhedora@gmail.com