1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Empossados novos membros do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Santarém
Empossados novos membros do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Santarém Autor: Desconhecido

Empossados novos membros do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Santarém

Alanda Matos
Publicado em - Atualizado
.

Autoria: Geisa de Oliveira

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Santarém (CMPD) realizou na manhã desta sexta-feira (20), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), a posse dos novos membros do Conselho para a gestão 2021-2023.

Participaram da solenidade a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, representando o prefeito Nélio Aguiar; representando o Ministério Público Estadual, o promotor de justiça Diego Libardi Rodrigues; representando a OAB Subseção Santarém, a presidente da comissão de prerrogativas Pânysa Monteiro;  a assessora técnica dos Conselhos Municipais Roseane Matos e o presidente do CMPD Gestão 2018-2021 Raimundo Feio Sardinha.

Após a posse ficou definido que a primeira reunião será realizada no dia 26 de agosto, às 8h30, na Casa dos Conselhos, objetivando a formação da nova diretoria do CMPD.

O membro do Conselho empossado Cabo Glauber Mota observou a importância do trabalho desenvolvido pelo CMPD.  “O Conselho veio somar forças e também trabalhar intensivamente em apoio com os demais órgãos, assim como a polícia que trabalha a prevenção e repreensão. Com essa posse, estamos mostrando a força que esse conselho tem com os demais órgãos e para dizer para a sociedade santarena e os demais órgãos que não é só o crime que está organizado, mas nós principalmente pessoas de bem estamos também”, destacou o militar.

O Promotor de justiça titular da 5ª Promotoria de Entorpecentes de Santarém Diego Libardi Rodrigues fez considerações importantes a respeito do trabalho desenvolvido pelo conselho. “O Controle Social é fundamental, até porque ele é um local em que nós conseguimos articular diversos órgãos estaduais e municipais. Como o problema é grande e complexo a gente precisa trabalhar de forma articulada, tanto os órgãos do município, como os órgãos do estado, pra que a gente consiga o resultado que a sociedade almeja”, pontuou o promotor.

“Hoje empossamos novos conselheiros do CMPD que está em sua segunda composição que terá seu presidente eleito na próxima semana. O conselho é um importante local onde governo e entidade civil vão estar nesse diálogo constante para enfrentar essa problemática das drogas em Santarém. E hoje nós tivemos a presença importante do Dr. Diego que o promotor de entorpecentes do Ministério Público, e observo que a gente precisa se unir, sociedade, governo e órgão de controle para que a gente possa estar de mãos dadas enfrentando essa temática”, observou  Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Sobre o CMPD

O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Santarém – CMPD foi instituído pela Lei Municipal nº 20.145 de 30 de dezembro de 2016 e tem como responsabilidade a formação, proposição e propulsão da política municipal de prevenção, fiscalização e repressão ao tráfico e ao uso indevido de drogas e substâncias analógicas, que determine dependência física ou psíquica, em harmonia com as políticas federal e estadual.

O CMPD nos limites de suas competências tem como objetivos:

I – Estabelecer as diretrizes e propor a política municipal de prevenção, fiscalização e repressão de entorpecentes, bem como promover, pelos meios necessários, a integração ao sistema dos órgãos do Estado e do Munícipio para a realização dos objetivos visados;

II – Cadastrar, fiscalizar, orientar e apoiar as entidades e órgãos que, no âmbito do Município, desempenham atividades de recuperação e reinserção social do dependente, com as quais poderá firmar convênios de cooperação para a fiel consecução dos objetivos desta Lei;

III – apoiar e auxiliar os órgãos encarregados de promover a ação fiscalizadora na forma da lei, sobre os produtos e substâncias entorpecentes ou determinem dependências física ou psíquica;

IV – promover a execução, através de todos os meios hábeis, dos planos e objetivos estabelecidos na Lei Municipal nº 20.145 de 30 de dezembro de 2016, inclusive solicitando que quaisquer órgãos as informações que julgar necessárias.

O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Santarém – CMPD funciona na Casa dos Conselhos, localizada na Av. Curuá-Una canto c/ Marabá, 762, Santíssimo.

As secretarias e entidades que compõem o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Santarém – CMPD Gestão 2021/2023 são as seguintes:

Listagem de Diplomação

1. Serviços:

1.1- Secretaria Municipal de Educação - SEMED

         - Claíde Marques de Azevedo - Titular

         - Ivoneide de Mendonça Pereira - Suplente

1.2 - Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA

         - Larissa Elane Pereira Rocha - Titular

         - Simara Cristina Liberal Freitas - Suplente

1.3 – Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTRAS

         - Lêda Luiza Vieira Rego - Titular

- Roneilson Nunes Santos – Suplente

2. Trabalhadores:

  2.1 – Policia Militar

          - CB PM Glauber Mota Pereira – Titular

          - CB PM Milca Aline Gualberto Lopes – Suplente

2.2 – Centro de Apoio Psicossocial - CAPS II

       - Érica Marcilla Sousa de Couto - Titular         

       - Massaraí Jennings de Aguiar – Suplente

2.3 –Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas-  CAPS AD

      - Lorena Lobato Loureiro Lisboa – Titular

      - Giovana Correa Vasconcelos - Suplente

3. Usuários:

3.1 -  Arquidiocese de Santarém – Pastoral Social

        - Rita Costa Guimarães – Titular

        - Wilce Dilemar Farias Pinheiro - Suplente

3.2 – Universidade do Estado do Pará - UEPA

         - Alda Lima Lemos – Titular

         - Eulalia Cecília Pantoja Ramos - Suplente

3.3 – Sê Mente do Amanhã

          - Aldo Luan Almeida Pontes - Titular

- Paulo Victor Lira Vidal– Suplente

3.4 – Associação Beneficente de Ministros do Evangelho do Pará - ABMEPA

          - José Raimundo Sardinha Feio – Titular

          - Humberto Antônio Correa – Suplente

3.5 – Comunidade Terapêutica Família Feliz – CTFF

          - Jose Carlos Lima Lopes – Titular

          - Maria Santos da Conceição Lima Lopes – Suplente

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.