A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) realizou na tarde de quinta-feira (24), no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) a cerimônia de entrega de materiais para melhor realização das atividades dos Conselheiros Tutelares do município.
Com mais de 300 mil habitantes, Santarém conta com três Conselhos Tutelares. Cada conselho tem 5 conselheiros titulares e 5 suplentes, totalizando 15 conselheiros titulares e 15 suplentes. Todos receberam kits compostos por uniformes, crachás e passes livres.
Os materiais garantem a otimização das atividades dos conselheiros, como por exemplo, a fácil identificação durante as abordagens e o passe livre para o deslocamento no exercício das atividades.
O conselheiro tutelar de Alter do Chão, Carlos Fabrício de Castro Silva, representou os conselheiros durante a solenidade e agradeceu a entrega. “Parabenizo o Prefeito Nélio Aguiar e a Secretária Celsa pelo excelente trabalho em prol de nossas crianças e dos nossos adolescentes. A partir de amanhã todos nós estaremos de uniforme e crachás novos. Os passes livres pra nós que trabalhamos em Alter do Chão são de suma importância e nós agradecemos.”
“É muito importante todos estarem uniformizados, identificados, principalmente nos deslocamentos em outros municípios. Agradecemos todo o suporte da Prefeitura por meio da Semtras, destacamos que as demandas dos conselheiros estão todas em dia e agradecemos todo o apoio o que tem sido muito importante no trabalho dos Conselhos Tutelares”, observou Rosiane Matos, Assessora Técnica dos Conselhos Municipais e Conselhos Tutelares.
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito avaliou que fazer a entrega foi de suma importância para os Conselheiros Tutelares.
“O uniforme e o crachá são para facilitar a identificação, e o passe livre também é importante. A gente tem sempre trabalhado na trilha do diálogo para cada vez mais estar avançando, superando os desafios, e estar mais perto de nossas crianças e adolescentes garantindo a saúde, educação e proteção. Vocês que estão diariamente nas ruas, nos rios, nos ramais, nas colônias fazendo esse trabalho muito bonito no esforço máximo de proteção a nossas crianças e adolescentes.”
A titular da Semtras adiantou ainda que, em breve, mais recursos serão destinados aos Conselhos. “Recentemente o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos abriu edital para habilitação de equipagem de Conselhos Tutelares com kits compostos por computadores, impressoras, veículos. Nós escrevemos o nosso projeto e fomos habilitados. Estamos aguardando os trâmites de todo o processo. Mais um benefício para Santarém e demais municípios com o fortalecimento para a política”, finalizou Celsa.
O Prefeito Nélio Aguiar destacou que desde o início de sua gestão buscou a estruturação do trabalho dos Conselheiros Tutelares. “O trabalho de vocês é uma política muito importante, mas sempre teve problemas de financiamento, o tesouro tem que custear tudo, por isso buscamos parcerias com alguns deputados que financiaram alguns projetos e conseguimos avançar bem nos últimos 5 anos. Hoje a realidade é outra.”