1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Blitz educativa encerra mês de conscientização do combate ao trabalho infantil
Blitz educativa encerra mês de conscientização do combate ao trabalho infantil Autor: Caio Lobato/ CCOM

Blitz educativa encerra mês de conscientização do combate ao trabalho infantil

Júlio César Antunes
Publicado em - Atualizado
Ação integra campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” e reforça a importância da proteção aos direitos de crianças e adolescentes

Com o tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou na manhã desta sexta-feira (26) uma blitz educativa de encerramento da campanha de combate ao trabalho infantil.

A ação faz parte da programação da Campanha Municipal de Combate ao Trabalho Infantil 2026, desenvolvida pela Semtras, por meio das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), com atuação integrada junto à rede de proteção do município. A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Conselho Tutelar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

A mobilização, que ocorre em nível nacional, teve como objetivo sensibilizar a população sobre os impactos do trabalho infantil na vida de crianças e adolescentes, reforçando a importância da garantia de direitos, do acesso à educação, do convívio familiar e do desenvolvimento saudável.

Durante a blitz, as equipes realizaram abordagens educativas, orientações e distribuição de materiais informativos, levando à população informações sobre como identificar situações de trabalho infantil e a importância da denúncia aos órgãos responsáveis.

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Especial (PSE) da Semtras, Marlen Ribeiro, o enfrentamento ao trabalho infantil é uma ação contínua que envolve toda a rede socioassistencial.

“As ações de combate à erradicação do trabalho infantojuvenil ocorrem ao longo de todo o ano. A mobilização se intensifica durante o mês de junho, mês em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho. Realizamos orientações nas escolas e em todos os equipamentos da assistência social. Nosso objetivo é levar informação, fortalecer a prevenção e garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos protegidos”, destacou.

A campanha conta com a participação e apoio de instituições que integram a rede de garantia de direitos, fortalecendo a atuação conjunta entre órgãos públicos e sociedade civil no enfrentamento dessa violação.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Sílvia Freitas, ressaltou a importância da mobilização para conscientizar a sociedade e fortalecer a proteção da infância.

“O combate ao trabalho infantil exige o envolvimento de todos. Crianças e adolescentes precisam ter seus direitos assegurados, com acesso à escola, lazer, convivência familiar e oportunidades para desenvolver todo o seu potencial. A Semtras trabalha diariamente para fortalecer essa rede de proteção e orientar as famílias para que nenhuma criança tenha sua infância interrompida pelo trabalho”, afirmou.

Ao longo de junho, a programação seguiu com ações de mobilização social, palestras educativas nos equipamentos da Proteção Social Básica e Especial da Semtras, fixação de cartazes em espaços públicos e privados e panfletagens em pontos estratégicos da cidade.

A Prefeitura de Santarém reforça que denúncias de situações de trabalho infantil podem ser encaminhadas aos órgãos de proteção, contribuindo para garantir uma infância segura, protegida e com mais oportunidades para crianças e adolescentes.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.