1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Arraiá do CCI reúne 250 idosos em celebração junina e reforça valorização da pessoa idosa em Santarém
Arraiá do CCI reúne 250 idosos em celebração junina e reforça valorização da pessoa idosa em Santarém Autor: Divulgação/CCI

Arraiá do CCI reúne 250 idosos em celebração junina e reforça valorização da pessoa idosa em Santarém

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Evento integrou a programação da campanha Junho Violeta e promoveu momentos de lazer, convivência e fortalecimento de vínculos entre os participantes

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou na quarta-feira (24), Dia de São João, o tradicional Arraiá do Centro de Convivência do Idoso (CCI), reunindo cerca de 250 idosos usuários do serviço em uma grande celebração marcada por alegria, integração e valorização da pessoa idosa.

A programação integra a campanha Junho Violeta 2026, desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e o combate à violência contra a pessoa idosa.

Ao som do Serestão do Tadeu, a quadra coberta do CCI se transformou em um verdadeiro arraial. Os participantes puderam desfrutar de comidas típicas, apresentações culturais e muita animação. Um dos momentos mais aguardados da programação foi a apresentação da quadrilha junina formada pelos próprios idosos que, após dias de ensaios, emocionaram o público com uma bela demonstração de entusiasmo, dedicação e espírito comunitário.

A coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Alcilene Sousa, destacou a importância de iniciativas que promovam o envelhecimento ativo e a participação social dos idosos.

"O Arraiá do CCI é muito mais do que uma festa. É um momento de fortalecimento de vínculos, socialização, valorização da autoestima e promoção da qualidade de vida. Ver nossos idosos participando com tanta alegria e disposição demonstra a importância das atividades desenvolvidas ao longo do ano no Centro de Convivência", ressaltou a coordenadora.

Entre os participantes, a animação era evidente. A usuária Edna Fernandes celebrou a oportunidade de participar da programação.

"Eu me diverti muito. Foi uma festa linda, cheia de alegria, música boa e muita animação. A quadrilha ficou maravilhosa e é muito gratificante poder participar desses momentos com os amigos que fazemos aqui no CCI. A gente se sente acolhida e valorizada", afirmou.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Sílvia Freitas, enfatizou que ações como essa fortalecem o compromisso da gestão municipal com a promoção dos direitos da pessoa idosa.

"O envelhecimento deve ser vivido com dignidade, respeito e oportunidades de participação social. O Arraiá do CCI demonstra que nossos idosos são protagonistas de suas histórias e merecem espaços de convivência, lazer e integração. A campanha Junho Violeta reforça justamente essa mensagem de respeito, proteção e valorização da pessoa idosa", destacou a secretária.

Desde o lançamento da campanha Junho Violeta, a Prefeitura de Santarém, por meio da Semtras, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa vêm desenvolvendo uma série de atividades voltadas à conscientização, proteção e valorização da pessoa idosa.

A programação teve início com uma missa em ação de graças e prosseguiu com uma palestra sobre violência contra a pessoa idosa e golpes financeiros, realizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI), reunindo usuários, familiares e profissionais da rede de proteção social para debater formas de prevenção e enfrentamento das violações de direitos.

O Arraiá do CCI foi a terceira grande açõ da campanha, promovendo integração, lazer e fortalecimento de vínculos entre os participantes. As atividades seguem no dia 27 de junho com a Festa Junina do Lar São Vicente de Paulo, fortalecendo o espírito de convivência e valorização dos idosos acolhidos pela instituição.

O encerramento será realizado no dia 30 de junho, com uma caminhada aberta ao público. A concentração ocorrerá às 17h30, no Lar São Vicente de Paulo. O percurso seguirá pela Avenida Barão do Rio Branco, com acesso à Avenida São Sebastião, encerrando na Praça São Sebastião, onde será realizado um Aulão de Ritmos no anfiteatro.

A Semtras e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa convidam toda a população para participar da caminhada e fortalecer a mensagem da campanha deste ano: "Respeito não tem idade. Diga não à violência contra a pessoa idosa."

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.