3. Assistência Social
  4. Agosto Lilás alerta para campanha de enfrentamento a violência contra a mulher
Agosto Lilás alerta para campanha de enfrentamento a violência contra a mulher Autor: Desconhecido

Agosto Lilás alerta para campanha de enfrentamento a violência contra a mulher

Alanda Matos
.

Autoria: Geisa de Oliveira

A Lei Maria da Penha vai completar 15 anos em 2021 e para marcar a data e reforçar o compromisso na luta para acabar com a violência contra a mulher, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) promove a campanha “Agosto Lilás”.

A campanha é nacional e em Santarém ocorre com a atuação do governo municipal através do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará em parceria com o Conselho da Condição Feminina, Vara da Violência Doméstica, Ministério Público, Delegacia da Mulher (Deam), ParaPaz e OAB/Subseção Santarém.

De acordo com a coordenadora do Centro Maria do Pará, Poliana Braga, durante todo o mês de agosto serão realizadas atividades para alertar e informar sobre o que é violência contra a mulher e para reforçar sobre a rede articulada de enfrentamento. “Com a pandemia, infelizmente, registramos um grande número de atendimentos. No entanto, isso traz também uma situação positiva, pois mostra que as mulheres ao menor sinal de violência estão buscando seus direitos e pedindo socorro. Em janeiro, os atendimentos individualizados remotos contabilizaram 111 e no mês de junho fizemos 290”, informou Poliana.

“Esta é mais uma importante campanha que realizamos no município. Dessa vez voltada para as mulheres. Temos uma rede de proteção articulada ao atendimento à mulher vítima de violência e cada vez mais avançamos com esse enfrentamento a violação dos direitos das mulheres. Ganhamos mais uma amplitude com a sanção da lei que inclui no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher. Inspirada na campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, a nova norma também altera o Código Penal (CP) para incluir lesão corporal por razões da condição de sexo feminino”, pontuou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

A abertura da campanha será realizada na próxima sexta-feira (6) no hall de entrada do Mercadão 2000. Será feito fixação de cartazes em estabelecimentos comerciais como feiras e mercados e em farmácias para reforçar a campanha Sinal Vermelho. A campanha será encerrada no dia 27 de agosto, na 4ª Conferência Municipal da Condição Feminina.

Data: 06/08

Evento: Abertura da Campanha Agosto lilás

Local: Hall do Mercadão 2000

Hora: 09h às 11h

Destinado ao público em geral com o objetivo de sensibilizar a campanha para divulgar a lei Maria da Penha.

Data: 09/08

Local: feira do Mercadão 2000

Hora: 09h

Destinado a sensibilização de todos os funcionários da feira do mercado.

Data: 10/08

Evento: Fixação de cartazes da campanha Sinal Vermelho

Local: Farmácias

Hora: 08h às 12h e 13h às 16h

Reforçar sobre a Campanha Sinal Vermelho em farmácias e drogarias de Santarém.

Data: 11/08

Hora: 14h

Palestrante: Comissão da OAB Mulher

Data: 13/08

Local: UBS de Fátima

Hora: 9h

Informar e alertar enfermeiros e ACSs sobre a Lei Maria da Penha.

Data: 16/08

Local: embarcações em frente a Orla na Avenida Tapajós

Hora: 8h às 12h e de 13h às 16h

Informar e alertar moradores das comunidades ribeirinhas nas embarcações sobre a Lei Maria da Penha.

Data: 18/08

Hora: 14h

Palestrante: Delegada Parapaz

Data: 20/08

Hora: 08h às 12h e de 13h às 16h

Local: Porto do DER

Destinado a sensibilização de todos os usuários das embarcações sobre a Lei Maria da Penha.

Data: 24/08

Hora: 08h

Palestrante: Juíza da Vara de Violência Doméstica - Carolina Cerqueira de Miranda Maia.

Data: 24/08

Evento: Homenagem do MP - Prêmio Mulher Empoderada a Coordenadora do Maria do Pará         (Poliana Braga)

Hora: 9h

Local: Ministério Público do Estado do Pará

Data: 27/08

Evento: IV Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Santarém    do Conselho da Condição Feminina.

Hora: 8h às 17h

Local: Escola de Artes