3. Agricultura e Pesca
  4. Prefeitura de Santarém participa da abertura da colheita da soja do Baixo Amazonas
Prefeitura de Santarém participa da abertura da colheita da soja do Baixo Amazonas Autor: Ascom Semap

Luan Rodrigues
A estimativa da colheita para este ano é de 3,5 toneladas por hectare.

Evento realizado no fim de semana, na fazenda Modelo, localizada na comunidade Tipizal, km 25 da PA-370 (Rodovia Santarém-Curuá-Una), marcou a abertura oficial da 5ª edição da colheita da soja do Baixo Amazonas. O evento contou com a presença de autoridades do Governo do Estado, das Prefeituras de Santarém, Mojuí dos Campos e de Belterra, além de produtores e empresas parceiras.

Realizado pelo Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), produtores da região metropolitana de Santarém, órgãos ligados à produção rural, além da iniciativa privada e instituições de fomento ao crédito, o evento destaca o trabalho dos agricultores na produção de grãos.

Esta é a quinta vez que os produtores dos três municípios se reúnem para celebrar o início da colheita. A previsão de safra para 2023 é animadora, e a categoria comemora o aumento de 10% da produção em relação ao ano passado. A estimativa da colheita é de 3,5 toneladas por hectare. Atualmente, o oeste paraense tem mais de 110 mil hectares de área plantada em três municípios: Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.

A agricultura representa 40% do Produto Interno Bruto (PIB) local. O produto é a maior safra produzida na região e tem influência diretamente na economia das cidades, sobretudo no segundo semestre.

Presente ao evento, o prefeito Nélio Aguiar parabenizou os produtores pela cerimônia e destacou que o evento fortalece ainda mais a cadeia agrícola.

"A agricultura é um setor muito importante para Santarém. O setor do agro tem crescido na região e mostra que é possível ter a presença do agronegócio na Amazônia de forma sustentável, respeitando o espaço florestal e os povos tradicionais, além de gerar emprego e contribuir para a economia local", reforçou o prefeito.

O Presidente do Sirsan, Edno Valmor Cortezia, destaca que a cadeia produtiva de grãos traz significativos benefícios ao estado do Pará e principalmente à região.

“A nossa produção tem crescido quase que exclusivamente em função do aumento de produção e ainda temos muito o que crescer. O Sirsan tem acompanhado com afinco o crescimento da cadeia produtiva de grãos, em especial a soja e o milho, em áreas cultivadas na região metropolitana de Santarém. O nosso principal objetivo é buscar fomentar ainda mais essas cadeias produtivas",  disse Edno.

O secretário de Agricultura e Pesca de Santarém, Bruno Costa, também esteve presente no ato. Na oportunidade destacou a parceria do município com os produtores.

"Um momento para celebrarmos o fortalecimento da agricultura na nossa região, considerando que os três municípios  são potenciais produtores de grãos e outros alimentos, o que gera impostos, empregos e fortalece a nossa economia. Reiteramos o nosso compromisso e parceria com os produtores rurais, no sentido de viabilizar a manutenção e melhoria de estradas e ramais para o escoamento da produção", concluiu Costa.

Para festejar a conquista, o ato simbólico contou ainda com o tradicional almoço festivo e a colheita de grãos.