Trabalhadores rurais, extrativistas, entidades parceiras e autoridades participaram nessa terça-feira, 14, na Câmara de Santarém de uma sessão especial em comemoração aos 50 anos de implantação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR). O evento teve como objetivo homenagear personalidades que contribuíram para a criação da entidade, mostrando o histórico das lutas do campo. O secretário de Agricultura e Pesca (Semap) Bruno Costa, esteve presente na solenidade representando o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.
A cerimônia foi marcada pela leitura de um breve histórico de vida de cada homenageado, sob fortes aplausos da plateia. Ex-presidentes, como Geraldo Pastana, Natanael Alves, Manoel Edivaldo e Ivete Bastos, além de outras personalidades receberam homenagens por suas atuações na corrente sindical.
O titular da Semap, Bruno Costa, parabenizou a iniciativa da sessão e enalteceu as lutas e conquistas obtidas pela entidade, institucionalizadas ao longo do tempo.
“Nos sentimos felizes em participar desse momento de confraternização dessa entidade que tem uma linda história no Município de Santarém. Entidade esta que tem um papel ativo e importante na fundação do novo sindicalismo, onde articula campo e cidade beneficiando os interesses da categoria. Estaremos sempre abertos para discutirmos políticas públicas que beneficiem o homem do campo”, disse.
A sessão teve como autoria o vereador Biga Kalahare (PT). O parlamentar manifestou estar feliz e honrado pela oportunidade de homenagear a entidade que há décadas defende os direitos dos trabalhadores.
"Muitos membros e presidentes participaram da construção desse sindicato justo e igualitário, que resiste até hoje em função dos seus membros, promovendo a garantia de direitos formação continuada, para fortalecer o trabalho e a subsistência rural. Nada mais justo, do que homenagear essas pessoas que tiveram uma grande contribuição na implementação dessa entidade”, destacou.
Desde a década de 1970 até os dias atuais, uma das tarefas do STTR de Santarém é representar e defender os direitos do trabalhador e da trabalhadora rural, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar e oportunizando melhor qualidade de vida às famílias dos agricultores.
A atual presidente do STTR em Santarém, Ivete Bastos, relata que esse momento serve para celebrar a resistência da entidade sindical e a luta pelo fortalecimento dos direitos dos trabalhadores rurais.
“É um momento de festa. Foi através dessas constantes batalhas do sindicato que a classe trabalhadora conquistou as importantes vitórias que hoje constituem os direitos trabalhistas consagrados na história do Brasil. Temos a preocupação de manter o agricultor familiar na zona rural, contudo, a estrutura é fundamental em parceria com a união dos trabalhadores para busca de melhorias”, disse a presidente.