3. Agricultura e Pesca
  4. No planalto, Prefeitura inicia as obras do microssistema de água da comunidade Flamenguinho
No planalto, Prefeitura inicia as obras do microssistema de água da comunidade Flamenguinho Autor: Ascom Semap

Luan Rodrigues
Mais de 100 famílias serão beneficiadas.

A comunidade Flamenguinho, localizada na região de planalto, vai receber um novo sistema de abastecimento de água, fruto de convênio firmado entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). A obra, uma antiga demanda da população local, está em fase inicial e quando pronta vai garantir aos moradores o acesso à água potável, melhorando, a qualidade de vida e saúde das mais de 100 famílias. O investimento é de mais de R$ 480 mil.

Nesta terça-feira, 23, o titular da Semap, Bruno Costa, esteve presente no local, ao lado do presidente da comunidade, Mezaque Henrique de Oliveira, para inspecionar o início da obra, que no momento se encontra em fase de escavação, onde serão alocadas as estruturas em concreto pré-moldado para sustentação das caixas d'água. Os serviços de perfuração do poço tubular profundo já foram concluídos.

Oliveira, liderança comunitária, lembra da luta e destaca que o investimento vai melhorar significativamente a vida da população.

"Há décadas tínhamos esse desejo de ter em nossas residências água potável para consumo. Ficamos felizes com a implantação desse grande projeto em nossa comunidade. Esse é um sonho antigo dos moradores que em pouco tempo será concretizado”, contou.

Ao vistoriar o avanço das obras, o secretário Bruno Costa afirmou que o projeto vai proporcionar o acesso à água potável, melhorando a qualidade de vida e saúde das mais de 100 famílias que sofrem com a falta do líquido.

"Atualmente, o sistema que abastece os moradores não atende de forma satisfatória a população. Com o crescimento da comunidade, fez-se necessário a implantação de um novo sistema para atender, também, outras áreas que não tinham acesso a água potável. São muitos os avanços que temos conseguido nesta gestão, levando mais dignidade aos nossos munícipes”, disse Costa.

Estrutura - Flamenguinho vai ganhar uma estrutura de sistema que é composta de um poço tubular profundo de 160 m; bomba submersa, de 5,5 CV; estrutura em concreto pré-moldado para uma reservação de 30 mil litros; sistema de tratamento de água; clorador; 1.711 metros de rede de distribuição e 94 ligações domiciliares.

A empresa vencedora da licitação - Construtora Norte do Tapajós LTDA - executará os serviços no prazo de 90 dias. O investimento total é de R$ 486.374,24, sendo: R$ 437.736,82 do estado e R$ 48.637,42 contrapartida municipal.

A obra faz parte de um convênio de R$ 4.422.248,71, celebrado entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Semap, e o Governo do Estado, via Sedop, onde contempla sete comunidades. Recursos que foram pleiteados pelo ex-deputado estadual e atual secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, junto ao governador Helder Barbalho em parceria com o prefeito Nélio Aguiar.

Deste pacote, a Prefeitura já entregou 5 microssistemas atendendo as comunidades: Pajurá (Vila Curuai); Pindorama (Lago Grande); Paissandu (Lago Grande); Lírios dos Vales (Lago Grande) e Vila Nova do Uruari (Lago Grande). No sábado, 27, o município vai entregar o novo sistema da comunidade São Pedro, na Resex Tapajós Arapiuns. O volume de obras totaliza um investimento que supera R$ 3,9 milhões, beneficiando mais de 900 famílias.

O prefeito Nélio Aguiar destaca a consolidação de investimentos para a área rural e lembra que essa é mais uma importante obra que vai beneficiar a região da Curuá-Una, em especial a comunidade Flamenguinho.

"Nossa gestão está fortalecendo esse programa que é levar água potável aos moradores da zona rural, honrando assim, o nosso compromisso com a população. Estamos levando para a região da Curuá-Una, mais uma obra estruturante. Além desta, nosso governo já realizou outros importantes investimentos, como construção de escolas, unidades básicas de saúde, asfalto, campo iluminado, recuperação de ramais, entre outros", destacou o gestor santareno.