3. Agricultura e Pesca
  4. Prefeitura certifica primeira agroindústria de óleos vegetais com registro no Serviço de Inspeção Municipal
Prefeitura certifica primeira agroindústria de óleos vegetais com registro no Serviço de Inspeção Municipal Autor: Agência Santarém

Luan Rodrigues
Com a certificação, a agroindústria poderá comercializar no município óleos vegetais refinados, ampliando o mercado.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, concedeu na manhã desta sexta-feira, 24, o 13º certificado do Serviço de Inspeção Municipal de Origem Vegetal (Simpov) à primeira agroindústria de óleos vegetais. O ato ocorreu no auditório do Theatro Victória, durante a assinatura de Ordem de Serviço para construção, reforma e ampliação de 17 escolas na região do Lago Grande. Atualmente, 43 estabelecimentos possuem registro junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

A agroindústria denominada Samaúma Produtos Naturais, agora com o selo municipal, está habilitada para fabricação e comercialização de óleos vegetais refinados, exceto óleo de milho, devendo seguir as normas e regulamentos preconizados pelo SIM.

O estabelecimento fica localizado na comunidade Samaúma, Km 39 da Rodovia Santarém Curuá-Una (PA 370) e tem como propósito verticalizar a cadeia de produtos amazônicos, buscando fomentar a indústria farmacêutica e de cosméticos.

O produtor e proprietário, Adamor Abenardo Marques, relata que agora poderá comercializar seus produtos, ampliando o mercado, além de contribuir para a valorização e desenvolvimento da agricultura familiar de forma sustentável.

O produtor Adamor Marques celebra a certificação.

"Depois de muito sacrifício, consegui a certificação, legalizamos a nossa empresa, e com isso vamos ter muito mais sucesso, ampliar o mercado e expandir a produção. O apoio do município para estruturar o local de forma correta e dentro das normas estabelecidas foi determinante para o processo de aquisição do certificado de registro. Agora tenho certeza que conseguirei aumentar a minha venda de óleo de andiroba, pois a população saberá que possuo um produto que tem segurança e procedência”, contou.

O prefeito Nélio Aguiar enfatizou que obtendo a certificação, a agroindústria passa a agregar valor ao que produz, além de ter um mercado bem mais amplo.

Nélio Aguiar: "É um marco da nossa gestão o apoio às empresas para que tenham cadastro no SIM".

"Esse tipo de política pública possibilita a garantia da segurança alimentar, além de ser um projeto de grande importância social e econômico. É um marco da nossa gestão dar o apoio às empresas para que tenham o cadastro no SIM. Por meio disso, elas garantem inúmeras vantagens na comercialização, com melhor aceitação e reconhecimento dos consumidores que dão total preferência na compra do seu produto. Temos na agricultura familiar e nas agroindústrias um grande potencial estratégico para geração de emprego e renda. O incentivo à certificação de novas empresas junto ao município é uma das propostas do atual governo, com o propósito de estimular a economia local”, disse o gestor municipal.

Os médicos veterinários e agrônomos do SIM, que é vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), foram os responsáveis pela fiscalização, visitas técnicas e orientações para que a certificação fosse concedida.

"Os procedimentos operacionais de adequações e ajustes necessários, conforme as normas e leis vigentes, foram solicitadas e atendidas pelo proprietário. Para obter o credenciamento, as empresas cumprem rígidos requisitos de qualidade e inspeção sanitária, solicitados pela Prefeitura. Estamos atuando para fortalecer a economia da cidade, incentivando a qualificação e modernização da produção local a fim de que tenhamos produtos de qualidade para nossa população”, explicou a coordenadora do SIM, Derliany Lira.

O secretário da Semap, Bruno Costa, relata que o SIM é um programa importante no município, pois trata-se de uma política pública inclusiva que oferece oportunidade de desenvolvimento da agricultura familiar.

"O aumento considerável de empresas cadastradas é um marco histórico deste governo. Por meio desse serviço, garantimos a segurança alimentar da população, incentivando a formalização de estabelecimentos agroindustriais, a geração de renda e, por consequência, ampliamos as receitas do município, fomentando o desenvolvimento local", destacou Costa.

Atualmente, 43 estabelecimentos possuem o selo municipal. Desses, 30 são cadastrados no Serviço de Origem Animal (Simpoa) e 13 no de Origem Vegetal (Simpov). Os números são frutos do empenho da atual gestão, levando em consideração que até o ano de 2016, apenas seis empresas tinham registro no SIM, desde a sua criação em 2009.

SIM

A Prefeitura de Santarém instituiu o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) através da Lei nº 18.333 de 14 de dezembro de 2009. Desde então, a normativa regula a obrigatoriedade da prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis no município. O serviço é de caráter permanente e realizado exclusivamente por médicos veterinários e agentes de inspeção capacitados e comprometidos com a saúde pública.