3. Agricultura e Pesca
  4. Prefeito Nélio autoriza construção, ampliação e reforma dos microssistemas de água das comunidades Sagrado Coração de Jesus, Planalto Fé em Deus e Pinhauna
Prefeito Nélio autoriza construção, ampliação e reforma dos microssistemas de água das comunidades Sagrado Coração de Jesus, Planalto Fé em Deus e Pinhauna Autor: Agência Santarém/Arquivo

Luan Rodrigues
Com mais essas obras, investimentos da Prefeitura aplicados em saneamento básico na zona rural somam mais de R$ 10,5 milhões.

Na zona rural, a Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), segue avançando na universalização ao garantir acesso à água potável, por meio do programa de construção de sistemas de abastecimento de água. Nesta segunda-feira, 22, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, assinou por meio da plataforma digital 1Doc, as Ordens de Serviços que autorizam o início das obras de construção, ampliação e reforma dos microssistemas das comunidades Sagrado Coração de Jesus, Planalto Fé em Deus e Pinhauna na região da Curuá-Una. Com um investimento superior a R$ 393 mil, recurso proveniente do Tesouro Municipal, mais de 105 famílias vão receber água de qualidade nas residências, melhorando consequentemente a qualidade de vida e saúde dos moradores.

O prefeito Nélio Aguiar reforça a importância dos investimentos para viabilizar o acesso à água de qualidade e lembra que nos últimos anos o município vem tendo grande volume de obras na área rural, visando garantir o direito ao saneamento básico.

“É uma ação social gratificante, que nos deixa muito felizes e vai permitir mudar a realidade dessas comunidades, por meio do acesso à água de qualidade. Este programa que estamos intensificando na zona rural significa promoção da saúde, mais qualidade de vida e, sobretudo, redução nos índices de agravos por doenças vinculadas ao saneamento básico. São conquistas significativas que estamos celebrando em nossa gestão fruto de muito trabalho e dedicação”, pontuou o prefeito.

Com mais essas obras, investimentos da Prefeitura aplicados na construção de microssistema de água na zona rural somam mais de R$ 10,5 milhões. A atual gestão já entregou 28 microssistemas, beneficiando mais de 5 mil famílias. Esse número tende a aumentar ainda mais, haja vista que 8 obras estão em andamento a todo vapor no interior.

O secretário da Semap, Bruno Costa, destaca a consolidação de investimentos para a área rural e a transformação por meio de importantes obras.

“Levar saneamento básico para zona rural não é uma tarefa simples. Há diversos fatores que dificultam a prestação deste serviço público para a população que reside no campo, como desafio de infraestrutura, alto custo, situações climáticas, entre outros. No entanto, nos sentimos felizes em dar continuidade a esse programa de levar abastecimento de água para as comunidades mais distantes através da implantação de microssistemas. Isso é fruto do compromisso de nossa gestão através de nosso prefeito Nélio Aguiar”, destacou.

Implantação do microssistema de água da Comunidade Sagrado Coração de Jesus

A Comunidade não possui sistema de abastecimento de água para atender os moradores. Atualmente, a maioria da população se abastece de água proveniente de poços rasos pertencentes a terceiros que moram nas proximidades da localidade.

O empreendimento a ser construído contempla a perfuração de um poço tubular profundo de 120 metros; bomba submersa de 2 CV; estrutura em concreto pré-moldado para uma reservação de 10 mil litros; sistema de tratamento de água com clorador; 1.430 metros de rede de distribuição e 18 ligações familiares;

Na obra serão investidos cerca de R$ 255.796,62. A empresa vencedora da licitação - Hidronorte Perfuração de Poços LTDA - executará os serviços no prazo de 90 dias.

Ampliação e Reforma do Microssistema de Água de Planalto Fé Em Deus

A comunidade dispõe de sistema de abastecimento de água potável que foi construído no ano de 2011. No entanto, o atual sistema de água não supre a real necessidade dos moradores. O reservatório de 10.000 litros e sua estrutura de madeira precisa de reforma e ampliação, além da ampliação da rede de abastecimento de água para atender parte dos moradores alvo do crescimento da comunidade.

A estrutura do empreendimento contempla a limpeza do poço; estrutura em concreto pré-moldado e uma reservação de 20 mil litros, além de pintura da estrutura. Cerca de 50 famílias serão beneficiadas.

O investimento será de R$ 99.341,91. Os serviços também serão executados pela empresa - Hidronorte Perfuração de Poços LTDA - executará os serviços no prazo de 60 dias.

Ampliação da Rede de Distribuição de Água do Microssistema de Pinhauna

A comunidade dispõe de sistema de abastecimento de água potável que foi construído no ano de 2015. Conta com um poço de 150 metros de profundidade; bomba submersa de 6 CV; reservatório em fibra de vidro com 10 mil litros.

No entanto, a localidade carece no momento da ampliação da rede de distribuição de água para atender os moradores em suas residências. Por isso, o município vai implantar 1.900 metros de rede e 5 ligações domiciliares.

Um investimento de R$ 38.080,25 que serão executados pela empresa Hidronorte Perfuração de Poços LTDA, em um prazo de 30 dias.