3. Agricultura e Pesca
  4. Parque da Cidade ganha mural de arte que retrata belezas de Santarém
Parque da Cidade ganha mural de arte que retrata belezas de Santarém Autor: Desconhecido

Parque da Cidade ganha mural de arte que retrata belezas de Santarém

Luan Rodrigues
A intervenção artística no espaço integra uma série de melhorias que estão sendo realizadas pela atual gestão

A área externa do Parque da Cidade, um dos principais cartões postais da cidade de Santarém, está ganhando cores. Quem frequenta o espaço, observa uma intervenção sendo executada por artistas plásticos da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

São pinturas que remetem à fauna e à flora da Amazônia, composto principalmente de desenhos que retratam o “Encontro das Águas” dos rios Tapajós e Amazonas, além da “Ilha do Amor” em Alter do Chão.

O objetivo com a temática ambiental é fomentar a natureza em meio ao contexto urbano, tornando o local mais aconchegante e atrativo.

O artista Wendel Leal é o autor da obra. Segundo ele, a ideia é mostrar que a arte pode ser expressa de várias formas, valorizando principalmente as paisagens da região.

“Quem visitar o espaço, como os turistas vão poder conferir, por exemplo, o retrato do encontro das águas, patrimônio cultural imaterial do Pará, que é formado pelos rios Amazonas e Tapajós, cada qual com suas tonalidades de cores características. Através deste trabalho damos mais vida ao espaço, e possibilitamos mais atrativos turísticos”, contou.

Legenda da foto: Artista Wendel Leal

A intervenção artística no espaço integra uma série de melhorias e revitalização que estão sendo realizadas pela gestão municipal. São melhorias que refletem diretamente não apenas na qualidade de vida, mas trazem maior sensação de segurança e de mobilidade e que são alvo de elogios e reconhecimento por parte dos frequentadores.

“É uma determinação do nosso prefeito Nélio garantir esse local sempre limpo e bem conservado que garanta mais qualidade de vida à população. Iniciamos recentemente um trabalho de revitalização do logradouro, para incentiva a prática de caminhadas e hábitos saudáveis, além do lazer em família. A união de esforços para manter o ambiente sempre limpo e bonito é gratificante, e nós sentimos muito orgulho”, disse o titular da secretaria de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.

A ação no espaço é fruto de uma força tarefa entre as secretarias municipais de Agricultura e Pesca (Semap); Educação (Semed); Infraestrutura (Seminfra); Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) e Assistência Social (Semtras). O trabalho conta ainda com o apoio de empresas privadas.

Legenda da foto: Secretário Bruno Costa vistoriando os trabalhos.

O Parque da Cidade é uma área recreativa paisagística que diariamente recebe pessoas, no horário de 6h às 21h, que aproveitam o espaço para a prática de exercícios e lazer ao ar livre. No final de semana o fluxo de visitantes aumenta sendo comum a presença de famílias.