3. Agricultura e Pesca
  4. Obra do novo microssistema de água do bairro Pajurá, na Vila Curuai, chega em sua fase final
Obra do novo microssistema de água do bairro Pajurá, na Vila Curuai, chega em sua fase final Autor: Ascom Semap

Luan Rodrigues
Com 90% de execução, equipamento beneficiará, diretamente, mais de 270 famílias.

O sonho dos moradores do bairro Pajurá, na Vila Curuai, de ter água potável em seus lares está cada vez mais perto de se tornar realidade. A obra de construção do novo sistema de abastecimento de água encontra-se em fase final de conclusão e será inaugurado ainda este mês de março. O investimento é de mais de R$ 1 milhão, fruto de convênio firmado entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

Nesta quarta-feira (15), a equipe de engenharia da Semap esteve no local para inspecionar o término da obra. Na ocasião, foram conferidos todos os detalhes dos trabalhos que já atingiram 90% de execução. Para a conclusão da obra, restam, apenas, mil metros de escavação e reaterro dos trechos onde serão alocadas as canalizações e as tubulações da rede de distribuição.

O novo sistema ampliará a produção de água, solucionando o déficit de abastecimento no bairro. O projeto funcionará com elevado triplo para uma reservação de 60.000 litros, sistema de bombeamento novo, sistema de tratamento de água, 9.831 metros de rede de distribuição e mais de 270 ligações domiciliares.

O prefeito Nélio Aguiar destaca que a intenção da gestão é garantir saneamento básico, com água potável de qualidade para as comunidades da zona rural.

“O nosso governo é marcado por entregas de obras históricas, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Nos próximos dias, estaremos entregando mais um presente para a Vila Curuai, o novo sistema de abastecimento de água que vai garantir o fornecimento de água de qualidade, gerando saúde e qualidade de vida para a população do bairro Pajurá. Enquanto gestão queremos potencializar a vida de quem também mora no interior”, disse o gestor.

A obra está sob a responsabilidade da empresa Construnorte Perfuração de Poços. O investimento total é de R$ 1.057.535,45. Desse total R$ 951.781, 91 recurso estadual e R$ 105.753,55 contrapartida municipal. O recurso foi pleiteado pelo ex-deputado estadual e atual secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, junto ao governador Helder Barbalho.

A implantação, ampliação e reforma de sistemas de água na zona rural faz parte de um pacote de obras que vem sendo executado pela administração municipal e estadual na área de saneamento básico. Outras comunidades ainda serão contempladas: Paissandu, Lírios dos Vales, Vila Nova do Uruari e Pindorama, na região do Lago Grande e São Pedro no Arapiuns.

“São muitos os avanços que a atual gestão tem conseguido por meio de parcerias, levando assim dignidade aos nossos munícipes. O sistema de água em ocasião é algo que agradecemos muito ao ex-deputado José Maria Tapajós pela parceria com o nosso prefeito Nélio Aguiar que nos ajudou a conseguir recursos para o bem de Santarém. Esse programa de saneamento básico será intensificado ainda mais na zona rural, através da construção de novos sistemas de água em outras localidades", destacou o secretário da Semap, Bruno Costa.