3. Agricultura e Pesca
  4. Obras do microssistema de água avançam na comunidade Flamenguinho, no Planalto
Obras do microssistema de água avançam na comunidade Flamenguinho, no Planalto Autor: Divulgação Semap

Obras do microssistema de água avançam na comunidade Flamenguinho, no Planalto

Luan Rodrigues
Quando pronto, o equipamento público vai beneficiar mais de 100 famílias.

"O governo do nosso prefeito Nélio Aguiar é marcado por entregas de obras históricas, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Em breve, estaremos entregando mais um importante equipamento público, desta vez o microssistema de água na comunidade Flamenguinho, no planalto santareno. As obras a cada dia avançam e quando estiverem prontas vão garantir o fornecimento de água potável, gerando saúde e qualidade de vida para a população local”.

A afirmação foi feita, na manhã desta quarta-feira, 31, pelo secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa em visita técnica às obras que no momento se encontram em fase de instalação das estruturas em concreto pré-moldado para sustentação das caixas d'água. Os serviços de perfuração do poço tubular profundo já foram concluídos.

Esta obra significa uma mudança radical na vida das mais de 100 famílias da comunidade, garantindo o acesso democrático à água potável nas residências. O projeto foi dimensionado para atender uma demanda de crescimento populacional até o ano de 2032, quando Flamenguinho já terá duplicado o atual número de habitantes, hoje em torno de 620 pessoas.

O trabalho consiste na perfuração de um poço tubular profundo de 160m; bomba submersa, de 5,5 CV; estrutura em concreto pré-moldado para uma reservação de 30 mil litros; sistema moderno de tratamento de água; clorador; 1.711 metros de rede de distribuição e 94 ligações domiciliares.

A empresa vencedora da licitação - Construtora Norte do Tapajós LTDA – tem o prazo de 90 dias para o término da obra. O investimento total é de R$ 486.374,24, sendo: R$ 437.736,82 do estado e R$ 48.637,42 contrapartida municipal.

A obra faz parte de um convênio de R$ 4.422.248,71, celebrado entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), onde contempla sete comunidades. Recursos que foram pleiteados pelo ex-deputado estadual e atual secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, junto ao governador Helder Barbalho em parceria com o prefeito Nélio Aguiar.

"São muitos os avanços que temos conseguido por meio de parcerias, levando assim dignidade aos nossos munícipes. O sistema de água em ocasião é algo que agradecemos muito ao ex-deputado José Maria Tapajós e ao nosso governador Helder Barbalho pela parceria em destinar recursos para o bem de Santarém. Esse programa de saneamento básico será intensificado ainda mais na zona rural, através da construção de novos sistemas de água em outras localidades", destacou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.