3. Agricultura e Pesca
  4. Obra histórica: Moradores do bairro Pajurá, no Distrito de Curuai, comemoram novo sistema de abastecimento de água
Obra histórica: Moradores do bairro Pajurá, no Distrito de Curuai, comemoram novo sistema de abastecimento de água Autor: Agência Santarém

Luan Rodrigues
O empreendimento garante água de qualidade e saúde para mais de 370 famílias.

O distrito de Curuai, na região do Lago Grande, continua recebendo investimentos da Prefeitura de Santarém. Nessa sexta-feira, 28, o prefeito Nélio Aguiar entregou o novo sistema de abastecimento de água do bairro Pajurá. A entrega garante aos moradores o acesso à água potável, melhorando a qualidade de vida e saúde das 370 famílias beneficiadas. O investimento é de mais de R$ 1 milhão, fruto de convênio um firmado entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

“Essa entrega é histórica! Nós estamos mudando a vida de quem mora no distrito de Curuai. Hoje, com muita alegria, concretizamos mais um sonho, investindo em saneamento básico e, com isso, melhorando a qualidade de vida da população. Seguiremos levando políticas públicas para os quatro cantos do município. Aproveito para agradecer o empenho do ex-deputado estadual José Maria Tapajós, pela parceria e por sempre estar disposto a ajudar a nossa população”, destacou em seu discurso o prefeito Nélio Aguiar.

O novo sistema ampliará a produção de água, solucionando o déficit de abastecimento no bairro. O projeto funcionará com elevado triplo para uma reservação de 60.000 litros, sistema de bombeamento novo, sistema de tratamento de água, 10.532 metros de rede de distribuição e 364 ligações domiciliares.

O presidente, Domingos Farias, relata que o bairro já possuía um sistema de abastecimento de água, no entanto estava deficitário e não supria a necessidade dos moradores. Na ocasião, agradeceu ao governo pela importante obra.

“Era necessário aumentar o sistema de reservação e ampliar a rede de distribuição de água, além de serviços gerais. Agora, temos água de qualidade e isso foi um compromisso do ex-deputado José Maria Tapajós e do prefeito Nélio Aguiar com o nosso bairro. A única palavra que resume nesse momento é gratidão. Uma obra esperada por tantas gerações" agradeceu.

Na obra foram investidos R$ 1.057.535,45. Desse total R$ 951.781, 91 recurso estadual e R$ 105.753,55 contrapartida municipal. O recurso foi pleiteado pelo ex-deputado estadual e atual secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, junto ao governador Helder Barbalho, em parceria com o prefeito Nélio Aguiar.

Presente no ato, José Maria Tapajós destacou a importância de contribuir, também, para o desenvolvimento da zona rural de Santarém.

“É uma conquista muito significativa para a população do bairro Pajurá. Essa obra só foi possível através da parceria com o nosso prefeito Nélio Aguiar e o governador Helder Barbalho, que sempre atendeu nossas solicitações, nos ajudando a melhorar o atendimento na zona rural”, disse.

O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, relata que a entrega do empreendimento faz parte de um pacote de obras que vem sendo executado pela administração municipal e estadual na área de saneamento básico na zona rural.

“São muitos os avanços que a atual gestão tem conseguido por meio de parcerias, levando assim dignidade aos nossos munícipes. Outras comunidades ainda serão contempladas, como é o caso de Payssandu, Lírios dos Vales, Vila Nova do Uruari e Pindorama, na região do Lago Grande, São Pedro no Arapiuns e Flamenguinho na Curuá-Una [PA 370]. O sistema de água em ocasião é algo que agradecemos muito ao ex-deputado José Maria Tapajós pela parceria com o nosso prefeito Nélio Aguiar que nos ajudou a conseguir recursos para o bem de Santarém”, finalizou Costa.

Estiveram presentes na entrega, além do prefeito Nélio Aguiar e do secretário de Governo do Baixo Amazonas José Maria Tapajós, os secretários de Infraestrutura (Seminfra), Daniel Simões; Educação (Semed), Maria José Maia; Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), Jean Murilo; Portos e Transportes Aquaviários (Sempta); Sandra Santana, Governo (Semg), Emir Aguiar, chefe de Gabinete, Paulo Jesus; os vereadores Júnior Tapajós, Erlon Rocha, Alba Leal e Didi Feleol, além de moradores e lideranças comunitárias.