3. Agricultura e Pesca
  4. Construção do sistema de abastecimento de água da comunidade Pindorama, no Lago Grande, segue avançada
Construção do sistema de abastecimento de água da comunidade Pindorama, no Lago Grande, segue avançada Autor: Agência Santarém

Luan Rodrigues
Cerca de 50% do projeto foi executado; mais de 130 famílias serão beneficiadas.

A obra de implantação do sistema de abastecimento de água da comunidade Pindorama, na região do Lago Grande, está em andamento, com mais de 50% dos serviços já executados. Entre os trabalhos já concluídos, a perfuração do poço profundo de 120 metros, estrutura elevada em concreto pré-moldado para sustentação de um conjunto de dois reservatórios em fibra de vidro com capacidade de 40 mil litros e sistema de tratamento de água. No total, 3.994 metros de rede de distribuição e 130 ligações domiciliares serão implementados para atender os moradores que não tinham acesso à água potável.

De acordo com o presidente da Associação de Pindorama, Rogério Tavares, a obra era esperada há mais anos e trará muitos benefícios à comunidade.

“A água é uma coisa essencial em nossa vida. Era um sonho antigo de nossos moradores. Fico feliz pelo empreendimento, que para nós é uma conquista muito grande, pois vai mudar a vida da população de nossa comunidade", relatou.

O investimento é de R$ 661.354,52, fruto de convênio firmado entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). O recurso foi pleiteado pelo ex-deputado estadual e atual secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, junto ao governador Helder Barbalho. A empresa Construtora Norte do Tapajós LTDA terá o prazo de 90 dias para finalizar a obra.

Após a conclusão, mais de 130 famílias terão acesso à água potável.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, celebra a importância da obra, que foi uma reivindicação da comunidade.

“Apesar de vivermos às margens de rios, ainda enfrentamos problemas dessa natureza, a falta de água potável, sobretudo na zona rural. No entanto, essa política pública de garantir saneamento básico e, consequentemente, água de qualidade para a população, tem avançado na nossa gestão. Temos a parceria do Governo do Estado e de parlamentares, como foi o caso do ex-deputado José Maria Tapajós, que durante seu mandato nos ajudou a conseguir recursos para o bem de Santarém", disse o prefeito.

A implantação do sistema de água em Pindorama integra um pacote de obras que vem sendo executado na zona rural pela administração municipal e estadual na área de saneamento básico. Outras comunidades ainda serão contempladas.

“É uma medida muito importante para não deixar essas comunidades desamparadas sem água potável, que é um bem essencial. São políticas públicas que seguem determinação do nosso prefeito Nélio Aguiar. No momento, estamos com obras em execução de sistemas de água em várias comunidades na zona rural. Seguiremos investindo nesse programa que é levar abastecimento de água para as comunidades mais distantes, através da implantação de novos microssistemas”, exemplificou o secretário da Semap, Bruno Costa.