Em breve, mais uma importante obra de infraestrutura rural estará concluída no município, a construção da nova ponte de madeira na comunidade Vila Nova, região do Eixo Forte. Em fase de conclusão e orçada em R$ 115.492,58 (cento e quinze mil, quatrocentos e noventa e dois reais e cinquenta e oito centavos), a ponte possuirá uma estrutura de 10 metros de comprimento por 5 metros de largura. A obra solicitada pelo prefeito Nélio Aguiar vai garantir mais segurança para quem transita no local, bem como facilitará o escoamento da produção.
A nova estrutura substituirá a antiga que devido a problemas nas estruturas de madeira causadas pelas fortes e frequentes chuvas que atingiram a região recentemente, oferecia riscos à população e há décadas não recebia serviços de manutenção.
Nesta terça-feira, 2, o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, e a equipe de engenharia do município esteve presente ao local, para inspecionar o término da obra. Na ocasião, foram conferidos todos os detalhes dos trabalhos que já atingiram 95% de execução. Para a conclusão da obra, restam, apenas, os serviços de limpeza e reaterro.
"Garantir boas condições de locomoção, tráfego e, consequentemente, gerar mais qualidade de vida para a população da zona rural tem sido uma constante preocupação do nosso prefeito Nélio Aguiar. A antiga ponte de madeira que dava acesso à localidade foi danificada pelas fortes chuvas dos últimos meses, o que resultou em muitos transtornos para os moradores no deslocamento e escoamento de produção. Tão logo estaremos entregando esta importante obra para a população local”, disse o titular da Semap.
O comunitário e massoterapeuta, Silvio Pedroso, 76 anos, aprovou a iniciativa do Governo em recuperar a estrutura da ponte.
"A estrutura da ponte estava muito ruim e perigosa e oferecendo risco a população, já que no local sempre passam caminhões e ônibus escolares. Parabenizo à Prefeitura por ter decidido executar este serviço tão importante", afirmou o morador.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, destacou que enquanto não chega a ponte definitiva de concreto, o município está fazendo a boa política de não deixar a população da comunidade sem o acesso à área urbana.
"Essa obra vai melhorar e muito a vida dessas pessoas, garantindo mais segurança e conforto. Nós temos sempre que pensar no bem estar de quem mora distante da área urbana. Nossa meta é continuar trabalhando firme, levando o desenvolvimento a todo o município com determinação e responsabilidade, a fim de oferecer serviço de qualidade e durabilidade aos nossos munícipes”, finalizou.
A obra de iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), está sendo realizada através de recursos próprios. A empresa Construtora Pontes LTDA-EPP é quem executa os serviços.