3. Agricultura e Pesca
  4. Obra da nova ponte de madeira na comunidade Vila Nova, no Eixo forte, chega em sua fase final
Obra da nova ponte de madeira na comunidade Vila Nova, no Eixo forte, chega em sua fase final Autor: Luan Rodrigues/Semap

Luan Rodrigues
  A estrutura terá 10 metros de comprimento por 5 metros de largura

Em breve, mais uma importante obra de infraestrutura rural estará concluída no município, a construção da nova ponte de madeira na comunidade Vila Nova, região do Eixo Forte.  Em fase de conclusão e orçada em R$ 115.492,58 (cento e quinze mil, quatrocentos e noventa e dois reais e cinquenta e oito centavos), a ponte possuirá uma estrutura de 10 metros de comprimento por 5 metros de largura. A obra solicitada pelo prefeito Nélio Aguiar vai garantir mais segurança para quem transita no local, bem como facilitará o escoamento da produção.

A nova estrutura substituirá a antiga que devido a problemas nas estruturas de madeira causadas pelas fortes e frequentes chuvas que atingiram a região recentemente, oferecia riscos à população e há décadas não recebia serviços de manutenção.

Nesta terça-feira, 2, o secretário  de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, e a equipe de engenharia do município esteve presente ao local, para inspecionar o término da obra. Na ocasião, foram conferidos todos os detalhes dos trabalhos que já atingiram 95% de execução. Para a conclusão da obra, restam, apenas, os serviços de limpeza e reaterro.

"Garantir boas condições de locomoção, tráfego e, consequentemente, gerar mais qualidade de vida para a população da zona rural tem sido uma constante preocupação do nosso prefeito Nélio Aguiar. A antiga ponte de madeira que dava acesso à localidade foi danificada pelas fortes chuvas dos últimos meses, o que resultou em muitos transtornos para os moradores no deslocamento e escoamento de produção. Tão logo estaremos entregando esta importante obra para a população local”, disse o titular da Semap.

O comunitário e massoterapeuta, Silvio Pedroso, 76 anos, aprovou a iniciativa do Governo em recuperar a estrutura da ponte.

"A estrutura da ponte estava muito ruim e perigosa e oferecendo risco a população, já que no local sempre passam caminhões e ônibus escolares. Parabenizo à Prefeitura por ter decidido executar este serviço tão importante", afirmou o morador.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, destacou que enquanto não chega a ponte definitiva de concreto, o município está fazendo a boa política de não deixar a população da comunidade sem o acesso à área urbana.

"Essa obra vai melhorar e muito a vida dessas pessoas, garantindo mais segurança e conforto. Nós temos sempre que pensar no bem estar de quem mora distante da área urbana. Nossa meta é continuar trabalhando firme, levando o desenvolvimento a todo o município com determinação e responsabilidade, a fim de oferecer serviço de qualidade e durabilidade aos nossos munícipes”, finalizou.

A obra de iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), está sendo realizada através de recursos próprios. A empresa Construtora Pontes LTDA-EPP é quem executa os serviços.