3. Agricultura e Pesca
  4. Novos membros do Conselho Municipal de Pesca e Aquicultura tomam posse em Santarém
Novos membros do Conselho Municipal de Pesca e Aquicultura tomam posse em Santarém Autor: Agência Santarém

Luan Rodrigues

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realizou na quinta-feira, 14, a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Pesca e Aquicultura (CMPA). Ao todo, 26 novos integrantes foram empossados, sendo 13 titulares e 13 suplentes. A solenidade ocorreu no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).

O Conselho é um órgão com caráter deliberativo, permanente e é composto por representantes de organizações do Poder Público e Entidades da Sociedade Civil Organizada que possuem trabalhos relevantes ligados à pesca ou aquicultura no município.

O Conselho retoma suas atividades que estavam paralisadas desde o ano de 2005. O órgão está vinculado à Semap.

O titular da pasta, Bruno Costa, presidiu a mesa e em sua fala evidenciou que o conselho é um instrumento que vai contribuir principalmente com o setor pesqueiro na região, propondo de forma organizada medidas, ações, projetos e informações que beneficiem à classe.

“Um momento muito importante para a classe pesqueira, pois após 18 anos estamos reativando o CMPA. Enquanto município, queremos propor estratégias de acompanhamento, monitoramento e avaliação, bem como participar de processos deliberativos em torno de diretrizes e procedimentos das políticas relacionadas com o desenvolvimento e o fomento das atividades da aquicultura e da pesca em nossa região”, disse.

“Ao longo deste ano, sucessivas reuniões foram realizadas entre as instituições na Semap para discutir a reestruturação do Conselho. Acreditamos que é um espaço democrático em que todas as entidades do setor poderão contribuir e participar das políticas sobre pesca e, assim, ajudar no desenvolvimento social e econômico do município", acrescentou Costa;

O CMPA foi instituído através da Lei Municipal nº 17.916/2005, de 7 de outubro de 2005, no entanto, há 18 anos encontrava-se desativado. Um dos principais objetivos do conselho é propor diretrizes, planos e programas de políticas voltadas à pesca e à aquicultura.

O Conselho está constituído pelas seguintes organizações:

• Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca - SEMAP

Titular: Bruno da Silva Costa

Suplente: Elis Sílvia Rebelo Freitas

• Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA

Titular: Omayra Yanna Mendonça Santos

Suplente: Joliane da Silva Sampaio

• Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA

Titular: Rafael Ramos Corrêa

Suplente: Omar Silva Almeida

• Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca - SEDAP

Titular: Zacarias Marques de Oliveira