A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), começou a promover uma série de reformas e melhorias estruturais nos mercados municipais, começando pelos mercados Modelo e Municipal, denominado Francisco Aguiar Lima (Fran), além do Mercadão 2000 e Tupaiulandia, espaços comerciais tradicionais e turísticos da cidade. A ação beneficia de maneira direta mais de 700 permissionários e consumidores em geral, garantindo conforto e acessibilidade.
Além da melhoria estrutural, os investimentos, por meio de recursos próprios do município, permitem a comercialização de produtos com total segurança e higiene, contribuindo para a qualidade de vida das famílias que vivem do comércio, promovendo bem estar à população.
A gestão municipal, sob a liderança do prefeito Zé Maria Tapajós, tem se empenhado em atender as demandas da categoria por meio do diálogo constante com os comerciantes.
Hoje, sexta-feira, 4, o prefeito realizou uma visita técnica nos mercados Modelo, Municipal e 2000, ao lado dos secretários municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Bruno Costa, Governo (Semg), Ângelo Coelho, os vereadores Alexandre Maduro (MDB) e Júnior Tapajós (MDB) e a equipe de engenharia da Semap. Na oportunidade, o o gestor conversou com os permissionários e reafirmou o apoio às melhorias nos locais.
"Essas melhorias são apenas o começo de um processo contínuo de modernização e desenvolvimento, com mais ações planejadas para o futuro. Esses mercados representam muito para o povo santareno, fazem parte da nossa história, além de ser um lugar de comércio, são espaços de convivência. Dar uma nova vida a esses locais é fundamental, porque são espaços que geram emprego e mantém a economia local aquecida”, disse Zé Maria Tapajós.
Os trabalhadores comemoraram as melhorias e, consequentemente, o crescimento no fluxo das vendas. O permissionário Wilson Rego Duarte, que trabalha há 30 anos vendendo carne no Mercadão 2000, principal centro de abastecimento do Baixo Amazonas, elogiou o novo ambiente de trabalho.
“Tudo melhorou! Antes, o espaço não recebia muita atenção. Felizmente isso mudou e temos um governo presente e preocupado conosco. Agora é tudo limpinho, organizado, arrumado. Podemos organizar os nossos alimentos. É bom para a gente e também para quem compra”, comemorou.
Entre as principais intervenções realizadas nos espaços, destacam-se a reforma das estruturas; a revitalização de boxes; revestimento do piso; pintura; troca ou reposição dos extintores contra incêndio; manutenção da rede elétrica; manutenção dos esgotos internos e instalação de lixeiras.
A Semap também tem se dedicado à manutenção de toda a área dos mercados, garantindo que os locais estejam limpos e adequados para a circulação das pessoas. Uma das medidas implementadas, levando em consideração o cuidado com a higiene, é a lavagem diária. A dedetização regular, limpeza, pintura e manutenção dos banheiros também fazem parte do pacote de melhorias.
De acordo com o secretário da Semap, Bruno Costa, as melhorias vão garantir maior conforto e melhor adequação para o trabalho dos comerciantes, que já atuam nos locais.
“Os mercados públicos de Santarém são importantes equipamentos para a economia e geração de renda na cidade. A pedido do nosso prefeito Zé Maria Tapajós temos trabalhado para garantir infraestrutura de qualidade e suporte aos permissionários, através de obras de reforma, manutenção e higienização”, disse.
Atualmente, a Semap é a pasta responsável pela delegação da prestação do serviço, utilização, uso/exploração dos bens ou espaços públicos situados nos mercados de Santarém. São administrados pela pasta os mercados: Central, Modelo, Mercadão 2000, Prainha, Vila Arigó, Santana e Tupaiulândia.