1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Agricultura e Pesca
  4. Mercado das Flores completa cinco anos de atuação e incentivo à floricultura, em Santarém
Mercado das Flores completa cinco anos de atuação e incentivo à floricultura, em Santarém Autor: Desconhecido

Mercado das Flores completa cinco anos de atuação e incentivo à floricultura, em Santarém

Luan Rodrigues
Publicado em - Atualizado
O local é o principal ponto de venda de plantas em Santarém e agrega mais de 5 mil espécies ornamentais, frutíferas, arbóreas e medicinais.

Inaugurado no ano de 2016, o Mercado das Flores, localizado no complexo do Mercado da Prainha, completa nesta quinta-feira (25), cinco anos de funcionamento.

O espaço municipal foi cedido por 15 anos para a Associação Flores do Tapajós com o propósito de valorizar a floricultura, tornando-a uma forte cadeia produtiva na região. O local é o principal ponto de venda de plantas em Santarém e agrega mais de 5 mil espécies ornamentais, frutíferas, arbóreas e medicinais. 

Legenda da foto: Diversas espeécies estão disponíveis no mercado.

Desde o seu funcionamento, o setor se fortaleceu de maneira rápida e progressiva, se caracterizando como importante diferencial mercadológico para o município. Quem vai ao local pode acompanhar as últimas novidades na área da floricultura. São várias as opções que os clientes encontram, porém, as rosas são as que mais chamam atenção.

Cledinalda Lopes, 57 anos, está entre os 30 produtores que se dedicam ao cultivo de plantas e flores. Na ocasião, destaca a importância do local para renda dos produtores, principalmente, neste momento de pandemia. 

"A feira reúne toda a cadeia produtiva do setor de flores, decoração e plantas ornamentais, com muitas novidades, ofertas e atrações para o público visitante. Trabalhar com flores é proporcionar bem-estar às pessoas. A gente consegue transmitir em determinados momentos uma sensação de amor, empatia e felicidade.”, disse.

Legenda da foto: Dona Cledinalda Lopes, 57 anos, uma das produtoras do mercado das flores.

Segundo o Coordenador do Mercado, José Odenilson, ao longo desse período o espaço vem sendo adequado para atender todas as necessidades do público.

“Este espaço não é somente da associação e sim, de toda a população santarena. Ao longo do tempo, vamos adaptando e organizando o espaço de acordo com as necessidades. Agradecemos também a gestão atual por asfaltar as ruas do entorno do mercado. São políticas públicas que chegam para garantir segurança e conforto para todos”, conclui o coordenador.

Legenda da foto: José Odenilson, atual coordenador do mercado das flores.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, o local é importante para os floricultores de Santarém. Isso porque, além de valorizar os produtos, dá oportunidade de comercialização. 

"É o principal evento do segmento em Santarém, os números comprovam a expansão do setor na região, que vem se destacando no cenário por concentrar uma floricultura rica e diversificada, que inclui produtos de várias espécies. O nosso objetivo maior é que a floricultura cresça, se desenvolva, traga renda e emprego", disse Costa.

Programação especial

Para marcar a data, a Associação Flores do Tapajós em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realizará uma programação especial na segunda-feira (29) para celebrar o quinto ano de existência no município.

O evento é realizado desde 2016 no próprio espaço e tem a participação de diretores, associados, entidades parceiras, colaboradores, floricultores e autoridades.

Endereço 

O Mercado das Flores fica localizado na Avenida Curuá-una s/n anexo ao Mercado da Prainha. O espaço funciona das 9h às 18h de segunda a sábado e nos domingos e feriados das 7h às 12h.

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.